quinta-feira, 27 de março de 2008

Botão Barbearia[0.290/2008]
Parajás

Para-já 1%, lá para o fim do primeiro semestre. Depois um novo para-já, lá para o fim do ano. Depois, talvez outro para-já.

Com parajás e bolos...
LNT
Rastos:
USB Link
-> o Público - José Sócrates não afasta nova descida de impostos no próximo ano

7 comentários:

Anónimo disse...

Vá lá vizinho, não seja mauzinho, que isto será um pequeno passo para o nosso bolso, mas um grande passo para a reeleição em 2009...


:)

WR

rb disse...

Luís,

Não lhe parece de toda a lógica, bom-senso e justiça que tendo o PM quebrado a promessa eleitoral de não subir os impostos, tendo justificado esta decisão por razões excepcionais relacionadas com o défice excessivo, tendo dito na altura que resolvido esse problema poderia baixar os impostos, o faça agora que o resultado do défice superou todas as expectativas. É preso por ter cão e por não ter.

Luís Novaes Tito disse...

É preso pelo parajá e não por para já ter reposto o IVA ao nível em que se devia.

O RB sabe que com estas descidas parajá corremos o risco de ter um aumento na inflação.
Quero dizer:
Como os parajás são de 1%, em vez de serem o que deveriam ser (4% de uma vez) arrisca-se a que estas reduções sejam engolidas em subidas nos preços dos produtos e serviços (veja-se o que se tentou nos ginásios e aí não houve parajás).

Em vez de andarmos com parajás não seria mais coerente fazer isto como deve ser?

Sabe-se que o efeito político de anunciar agora uma descida de impostos e daqui a 6 meses outra e, se ainda for necessário, outra no início do ano que vem, é diferente de fazer uma só descida, sem parajás, mas fica por saber se os consumidores virão a sentir essas reduções.

Para já parece-me que é assim. Depois veremos se assim foi ou não.

Luís Novaes Tito disse...

Pois é WR :)

rb disse...

LNT,

A questão também é política, desta forma o governo consegue abafar as críticas da oposição. Tendo em conta o "milagre" da descida do défice (muita à custa da receita, bem sei, e sobretudo da eficiência da sua obtenção) como é que o PM, que sempre disse que aumentou o IVA porque foi obrigado pelo défice, tinha cara para não o descer, para já, nem que fosse só um pontinho?
Mas é como diz, também não acredito em descidas de preços embora acredite que pode aumentar a confiança e espevitar um poco a economia, numa altura em que as nuvens negras estão cada vez mais carregadas.
Além disso, com 20% as contas ficam muito mais fáceis de fazer. :)

Anónimo disse...

Porreiro....PÁ!!!!

Anónimo disse...

sempre é melhor descer do que subir...o pobre agradece...é que para o rico 1% é insignificante