segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Botão Barbearia[0.905/2008]
O vento nada me dizGuilhotina

Para início de conversa gostaria de esclarecer que não sou Alegrista, mas sim um socialista que concorda muitas vezes com Manuel Alegre.

Quer isto dizer que, como militante socialista, me parece um erro de palmatória excluir Manuel Alegre do próximo Grupo Parlamentar do Partido Socialista por razões de divergência de opinião com a actual direcção do PS.

O Partido Socialista sempre se distinguiu dos outros partidos de "esquerda" pelo pluralismo que comporta e pela concordância ou discordância que tem para com a direcção do Partido entendendo que, se é verdade que à direcção compete a representação e a decisão, ela não é o Partido. Há-de haver, sempre, dentro do PS quem concorde e discorde com algumas das suas actuações, principalmente quando é poder, o que é salutar e serve para demonstrar que os seus militantes são cidadãos que não abdicam do pensamento e da sua interpretação da Declaração de Princípios que rege o Partido Socialista, até quando não pretendem disputar a liderança do Partido.

Mesmo que Manuel Alegre não faça campanha eleitoral por não concordar com alguns dos métodos do PS, silenciar a sua voz na bancada do PS pode vir a redundar em erro crasso até porque, como se sabe, a frase "a mim ninguém me cala" é-lhe atribuida há décadas.
LNT
Rastos:
USB Link
-> Canhoto Paulo Pedroso - Alegre respira o socialismo democrático de um modo que o PS não pode dispensar sem deixar de ser o que é

17 comentários:

Planetas - Bruno disse...

Ilustre camarada, nada indica que o PS excluirá MA das listas, o que sucede é que estamos a assistir uma fuga para a frente. Perante tantas criticas MA, por um lado não poderá aceitar continuar a representar um partido com o qual se confronta diariamente, e por outro, não quer arriscar ser colocado num lugar não elegível. Eu não creio que o PS o excomungue, ele próprio se vê obrigado a afastar.

Carminda Pinho disse...

Luis, você sabe que admiro Manuel Alegre. Pode dizer-se por vezes, que sou mesmo uma Alegrista. Continuo socialista, mas desisti deste PS de Sócrates, pelas razões que toda a gente constata e por mais umas...
Isto, para dizer que é minha convicção, que Manuel Alegre está a dar grandes sinais. Claro que ele morrerá socialista, mas...neste PS de Sócrates, não creio que volte a concorrer.
O que pode acontecer (e isso éra óptimo) é que se esteja a posicionar alguém, para combater Sócrates no próximo Congresso, eu vou mais por aí...

Abraço

Anónimo disse...

Acredita mesmo em mais esta "ameaça" de Manuel Alegre?

Para que haja uma ruptura efectiva entre um Partido e alguém que faz parte do código genético desse mesmo Partido, seria necessário que existisse ou uma situação política excepcional (veja-se o caso espúrio de Salgado Zenha) ou que o dito Partido se encontrasse em profundo conflito interno; ou, ainda, um misto das duas coisas (os defuntos MDP, FSP, PRD e ASDI ilustram o conceito).

Na minha opinião, mais depressa cairia Sócrates do PS do que o PS deixaria cair Manuel Alegre. E parece-me, aliás, que enquanto este sabe disso perfeitamente, o outro não faz a mais pequena ideia de que já faltou mais...

Anónimo disse...

Sr. Luis,

É a diferença entre a fidelidade e a lealdade. Nem todos estão preparados para pactuar com a disciplina de voto! Eu estou nessa...com o MA.

Abraço,
O Cliente de sempre.

Francisco Clamote disse...

Concordo consigo, mas, ao que parece, é Manuel Alegre quem se mostra disposto a afastar-se. Para gozar a reforma (?) ou para se preparar para as próximas presidenciais (?).
Cumprimentos.

odete pinto disse...

Como socialista que votou em Manuel Alegre para Secretário-Geral, custa-me muito assistir a esta situação.
Particularmente numa altura em que, por coincidência (ou talvez não), o governo do partido socialista está a enfrentar graves problemas com crises financeiras globais e outras, ao mesmo tempo que é confrontado com contestações e muito aproveitamento político à mistura.
Manuel Alegre sabe disso perfeitamente e, quer como deputado, vice-presidente da AR, ex-candidato a secretário-geral e à PR, esperava dele uma atitude proactiva, dentro do partido, em primeiro lugar.

mfc disse...

O pluralismo não pode ser um título de um filme.
Tem que ser praticado e não me parece que este pS seja ainda um partido com facções internas.

maloud disse...

Embora isto seja um assunto de militantes do PS, eu, que vejo de fora, tendo a concordar com o que escreveu a Odete Pinto.

A. A. Barroso disse...

Manuel Alegre tem o direito e o dever de fazer as críticas que entender oportunas dentro do partido. Outra coisa é secundar as criticas que os partidos da oposição fazem e procurar que elas tenham a maior difusão, de uma forma que até parece concertada.
O EGO de M.A. é demasiado grande para meu gosto e... até para um verdadeiro democrata. Se não andasse tanta gente a afagar-lhe esse ego descomunal...

contradicoes disse...

Votei Alegre para as presidenciais e voltarei a fazê-lo se ele se voltar a candidatar. O facto de ele democraticamente estar em discordância com grande parte das medidas governativas não é impeditivo de ele continuar no PS. No entanto penso que por vontade própria ele não integrará a próxima lista porque obviamente ele não se revê nem se poder rever neste PS liderado por Sócrates. Eu já saltei fora nas anteriores legislativas por adivinhar ser este o rumo político com o qual também discordo, não na qualidade de militante que nunca fui mas como votante o que farei nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Alegre é um bom poeta! Como político teve o seu tempo. Nunca soube lidar com o exercício do poder. Faz bem em deixar de ser político porque está a ser usado por aqueles que combateu em 74 e 75. Deve tentar continuar a escrever.

Um militante do PS desde Julho de 74, ainda antes de Manuel Alegre estar inscrito no PS

Luís Novaes Tito disse...

Meus caros,

Sobre este assunto não irei, para já, deitar mais achas para a fogueira.

Vai ser preciso tempo para se esclarecer o que aí vem.

Quanto ao último comentador só um reparo. Não é muito costume que "Um militante do PS desde Julho de 74, ainda antes de Manuel Alegre estar inscrito no PS" se apresente como anónimo.

Conheço muitos e estou em condições de afirmar que quase todos que conheço têm nome e usam-no quando vêm à liça.

Enfim, sinal dos tempos.

Anónimo disse...

Para simpllificar : poderia ter escrito eu as três primeiras linhas do seu post. E estou de acordo com o sentido de todo o resto.

José-Carlos
(Transdisciplinar)

António de Almeida disse...

-Julgo que Manuel Alegre não estará interessado em ser candidato nas próximas legislativas, mais 4 anos como deputado para continuar a discordar do governo não o devem motivar por aí além, sabendo que tem palco cá fora. Julgo que lhe dará mais gozo tentar uma candidatura presidencial, pois sabe que poderá vencer Cavaco Silva se o obrigar a uma 2ª volta ou não existirem mais candidatos, o que até poderá acontecer, não é de pensar que o CDS/PP esteja interessado em apresentar um candidato, nem que surjam outros no espaço político à direita, pelo que Cavaco por aí irá sózinho, já à esquerda o PCP deverá ser o primeiro a lançar o candidato, e se for mesmo a votos segura o eleitorado duro comunista, mas se aparecer Alegre dificilmente Louçã avançará novamente, não estou a ver grande interesse no BE apresentar um candidato de 2ª linha, logo Alegre seria uma boa opção, para o PS mesmo que Sócrates não morra de amores pela ideia não poderá apoiar Cavaco Silva nem dar liberdade de voto, o problema de Manuel Alegre será conseguir federar os votos que o PS consegue ao centro, e o candidato do PCP numa luta a três não vai a votos, desiste à boca da urna.

Pedro Sá disse...

Ele é que se está a afastar.

E eu que sou militante do PS há muitos anos não voto nele nem morto. Votarei em Garcia Pereira ou no candidato do PCP. Em Manuel Alegre é que nem pensar.

Anónimo disse...

De tudo o que li sou forçado a escrever o seguinte:
Quando alguem é intelectualmente e moralmente bom: VAI EMBORA!

Já agora, um anónimo não é um terrorista verbal.

Anónimo disse...

Caro LNT


Não me pareceu relevante indicar o nome, pois o que pretendia sublinhar é a ideia. O PS não é património de Alegre, nem ele está especialmente encartado para defender os valores do PS. De resto, como bem sabe, se os nossos valores se rendesse a manifestações de rua, teríamos hoje em Portugal a unicidade sindical. Foi Zenha que se opôs com coragem, era o Aires Rodrigues do SN.
Hoje Alegre tem como "companheiros de estrada" muitos dos que combateu.
Cumps