sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pachequismos

EscherA consolidação da democracia passa pela desformatação das mentalidades passadistas e pela abertura para a liberdade cívica. Este passo, determinante na maturação do próprio conceito de democracia, não é penoso mas é de difícil concretização e comporta em si disciplina que não vem da educação no sentido da aquisição de habilitações, mas da educação civilizacional que implica a abertura da mente para a tolerância ao diferente, para a aprendizagem, para a desmontagem dos interesses camorranos, para a solidariedade na ética, para a honestidade intelectual e para o respeito pelo pensar alheio.

Pode um intelectual defender o mesmo que defendeu no passado, verificando que as premissas se transformaram, só para manter a coerência aparente? Poder, pode, se quiser sobrepor a retórica ao evidente e, em nome da solidariedade para além da ética, preferir o silêncio ou a cumplicidade, à honestidade intelectual. É aqui que o povo diz que: “tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta”.

Vem isto a propósito das reacções de blogs alinhados, à direita e à esquerda, leia-se: - blogs enquistados em objectos de direita e de esquerda, e não em ideias – que arregalam os olhos e não se poupam a juízos, que os caracterizam mais a eles do que aos alvos a quem se dirigem, que retiram conclusões absurdas por incapacidade de observarem que o mundo evolui e os cenários têm de projectar as consequências dos actos que, em cada momento, os actores praticam.

Há gente que não consegue consolidar-se na democracia, não entende a liberdade e julga sempre os outros em função do bloqueio que o seu acantonamento gera.

Há bandos suicidas que preferem amar mal e mal serem amados até à morte do que evitarem a sua morte e a dos outros que amam usando a inteligência para avisar que o suicídio está perto.

Há muita democracia por cumprir, muita abertura de mente por desenrolhar, muita bolha por explodir.
LNT
[0.050/2010]

2 comentários:

fatbot disse...

Diz por aqui que " quem fala assim não é gago " ... assino por baixo. O último parágrafo é curto, sucinto e tão verdadeiro ... mas será que há tantas mentes tão burras ou convém ser assim??? Uma boa 6ª feira para o Senhor Barbeiro e um até SEMPRE

Anónimo disse...

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL
Apagou o meu comentário.
LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Tem que por uma nota:
-Só se aceitam comentários de formatados e/ou desenrolhados (no interesse da VERDADEIRA liberdade de expressão e contra os INTERESSES CAMORRANOS).