quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Coragem (acto de corar)

Caveira
coragem (ò)
(corar + -agem)
s. f.
Acto ou efeito de corar. = CORA
Serve esta definição, conforme registada no Priberam para explicar como deveria ficar o rosto dos políticos que pretendem justificar o inexplicável. E esta serve porque deveriam ruborizar por pretenderem usar a palavra para tirarem dividendos do a-vida-a-andar-para-trás daqueles que neles depositaram confiança e esperança que os ajudasse a ter uma vida-que-andasse-para-a-frente.

CoragemFirmeza de ânimo ante o perigo, os reveses, os sofrimentos - (outro significado contido no mesmo link acima) temos nós que tanto contribuímos e tão pouco recebemos em troca.

Esta evocação tardia de coragem deveria fazer envergonhar os que agora se dizem com coragem (porque agora tomaram medidas impopulares e de sofrimento), coragem que não tiveram quando lhes foi exigido que concretizassem reformas que iniciaram e deixaram cair.

Só para exemplificar essa covardia fica o exemplo da reforma da AP, vulgo PRACE, que ficou nas meias-tintas há uns anos e não permitiu enfrentar a máfia que administra e controla a AP. E não se deixem enganar. Não estou a falar de boys & girls mas sim de um grupo bem cimentado de gente, independentemente da sua coloração política, que se instalou para a vida e põe-e-dispõe da Administração a seu bel-prazer e em proveito próprio.

Deixem a coragem para os combatentes e tratem de agarrar as rédeas da gestão pública, para que depois não venham evocar a coragem que não têm para enfrentar os poderosos que lhes aparecem pela frente, mas que sempre lhes sobra para com os mais fracos.
LNT
[0.334/2010]

2 comentários:

maloud disse...

O exemplo devia vir da UE, mas o que temos é o nosso fugitivo de luxo a esquecer a Irlanda (desastre anunciado há mais de dois meses e olimpicamnte esquecido pela nossa CS e pelos tremendistas) e a fustigar a rampa de lançamento.

Manel disse...

Vive-se um tempo de cobardia, onde o grupo castra o indivíduo, onde poucos resistem a este negar da realidade que é a castração pelas ferromonas, forças de Van_der_Waals e ligações de hidrogénio que mantêm o obsoleto castelo de cartas erguido.


"in blog do manel"