terça-feira, 26 de julho de 2011

A criação não é um risco, é um direito

Miguel Telles da GamaLeio o artigo de opinião de Iva Delgado e consigo estar de acordo com cada palavra.

O Major Silva Pais é um personagem histórico (tristemente) e como tal pode e deve ser tratado. A direcção que exerceu na PIDE/DGS atribuiu-lhe um papel que importa não esquecer e o direito à criatividade que a liberdade nos concedeu é inalienável, mesmo que possa significar "ofensa à memória" para os que pretendem passar uma esponja sobre a repressão e a censura que foi exercida, no século passado, em Portugal.

A PIDE (e as suas restantes designações ao longo da ditadura) não foi uma polícia secreta mas sim uma polícia política que agiu como o braço repressivo de um regime que, se não foi fascista por falta de doutrina, a usava como instrumento fascista.
"A repressão da PIDE/DGS foi selectiva, verificando-se que, entre 1945 e 1974, num universo de cerca de 15.000 detidos políticos, houve cerca de 400 detenções anuais de carácter político. Houve, no entanto, alguns períodos marcados por «picos» maiores de detenções, nomeadamente entre 1946 e 1954, nos anos de 1958 e 1959 e, entre 1961 e 1964. Em 1973, quando já ia longe a crença na liberalização marcelista, a DGS procedeu, na chamada metrópole, a 561 detenções políticas."
Irene Pimentel
A absolvição de Margarida Fonseca Santos decretada pelo Juiz António Passo Leite faz-nos acreditar na própria justiça. Dá-nos esperança. Inspira-nos confiança neste Portugal que tantas vezes se sente maltratado por sentenças que em nada se coadunam com o sentir dos cidadãos.

Fica a faltar que a peça volte à cena.
LNT
[0.303/2011]

Sem comentários: