segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Para além da Troika

Ben Shahn UmployementHá três meses atrás, era o actual poder oposição e o Presidente da República também, a crise internacional mais grave desde a segunda grande guerra não passava de uma invenção de Sócrates e de Teixeira dos Santos que acordaram o auxilio externo necessário sem hipotecar a soberania nacional, deixando na mão de alguns (dos bancos que tinham provocado a crise de endividamento privado, p.e) a responsabilidade de resolver, por si, os problemas que tinham criado.

Entenderam as oposições, as que agora são poder e as outras que nunca o quiseram ser para manterem a voz liberta para o populismo, que o tal PEC IV tinha de ser evitado e que a solução passaria por uma invasão estrangeira que obrigasse os portugueses – para as oposições que agora são poder – a medidas extraordinárias para a destruição do social com o pretexto de que são obrigadas a tal e – para as oposições que não são poder, nem nunca o serão por se recusarem a participar das soluções e preferirem a estratégia da terra queimada – a rejubilar com a morte do social, única forma de manterem os fidelizados na mão e arrebanharem o apoio dos descontentes.

Todos os dias vemos que a Troika foi só o pretexto para ir além dela, seja no desmantelamento dos direitos dos cidadãos, seja na protecção dos mais poderosos, seja na destruição da classe média, seja na redução inaceitável do direito ao trabalho ou ainda no sistemático ataque aos mecanismos que desestimulam o desemprego.

A proposta avançada para reduzir os direitos de indemnização aos trabalhadores objecto de despedimento é bem a marca do que se anunciou como necessidade de "ir além da Troika".

Outros "mais além" já estarão na forja e espera-se que o actual maior Partido da Oposição não fique a dormir na forma. É bom que o Partido Socialista nunca se esqueça que foi a ele e a mais ninguém que se ficaram a dever as grandes reformas sociais em Portugal, porque foi o único que as fez implementar no exercício do poder democrático que nunca recusou assumir.
LNT
[0.416/2011]

2 comentários:

Ponto de Vista disse...

Apoiado. Muito bem dito.
Mariano Pires

Anónimo disse...

O Governo também vai além da Troika no corte dos dirigentes da AP. Quando se pedia um corte de 15%, ele vai chegar a mais de 30%. MUITO BEM EM IR ALÉM DA TROIKA !!!