quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Caro Pedro,

LimpezaO Mundo não acaba aqui e Portugal também não. Sei que eras um puto magoado pelo retorno sem bagagem mas aquilo que foi feito foi apesar de ti, apesar de todos os pesares de milhares de outros. Não foi o destino, Pedro, nem ainda menos qualquer ajuste de contas. Foi só o que tinha de ser e que Caetano não conseguiu entender.

Portugal era grande demais para continuar a reduzir-se à mesquinhez de Salazar. Caetano era a Primavera, mas revelou-se estação murcha que fazia murchar na ignorância e na submissão toda uma Nação milenar. Não teve perdão e foi a sua incapacidade de entendimento que levou a que tu e milhares de outros tivessem de regressar ao nosso território com a mão no bolso.

Já foi há tempo suficiente para que te possa escrever esta carta. Bem sei que as mágoas são difíceis de curar, pelo menos tão difíceis de curar como as que não largam as famílias dos que tombaram estupidamente e as dos que voltaram sem poder ver, andar ou simplesmente viver uma vida normal.

Sei que possivelmente nunca pensaste nisto, porque simplesmente te convenceste que tudo foi um disparate como o que neste momento estás a fazer contra todos nós, mas enganas-te.

Nós, que te proporcionámos o que hoje és, abrimos os caminhos do Mundo. Demos-te a democracia que te elegeu. Demos-te a política que te guinou. Demos-te a formação que tens e que tão mal aplicas em favor do povo que em ti confiou.

Ainda assim aqui estamos, sabendo que, para além das nossas posses, te conseguimos formar. Sabendo que, para além das nossas posses, te conseguimos fazer quem és. Sabendo que, para além das nossas posses, te conseguimos integrar.

Podemos parecer calados mas não estamos e com a mesma determinação com que devolvemos Portugal ao Mundo, largando o que não nos pertencia, havemos de te largar pelas indignidades que dizes e fazes em nome de uma mágoa que não consegues ultrapassar.

És um produto nosso, um mau produto.

Saberemos resolver a questão, estando-te tu a lixar-te para isso, ou não.
LNT
[0.396/2012]

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor barbeiro,

Que bela síntese da ideia de memória histórica conjugada no presente. Só tem um "pequeno" problema: o dito Pedro nunca a entenderá, mesmo que se esforce.

Com admiração e respeito.

Um seu assíduo leitor