sábado, 8 de setembro de 2012

“Eles” são todos iguais

BaralhosO governo Passos Coelho/Paulo Portas é o resultado da democracia pela qual alguns se bateram para construir e da qual os cidadãos resolveram alhear-se com o argumento inculcado pelos que nunca foram adeptos do regime e que se resume na frase:

“Eles são todos iguais”

Esta mentira dita vezes sem conta e incrustada na sociedade portuguesa pouco habituada à democracia e à liberdade levou a que a democracia representativa ambicionada por todos nós, que saímos à rua para dizer basta à ditadura e nos fez de novo sair quando uma ditadura de sinal contrário se tentou instalar, se tivesse transformado num simulacro democrático.

Efectivamente “eles” (esta outra mania portuguesa) são bem diferentes. Uns acreditam que a ditadura de esquerda é melhor que a democracia. Outros acreditam que democracia é liberdade e que liberdade é o estado social e a igualdade de oportunidades. Outros acreditam que a solução é ter ricos sustentados pela usura aos trabalhadores e que o mundo do trabalho deve calar-se e nada exigir na esperança de que os bons princípios morais dos que o sugam promovam compaixão e lhes proporcione alguma caridade.

Baralhos
“Eles são bem diferentes”. Estes “eles” são mesmo “eles”. São os que nos querem reduzir, a “nós”, ao esforço que os enriquece. Por isso foram buscar o que sempre quiseram trazer à praça pública e, desta vez sem qualquer pejo (mesmo escondendo-se em imposições externas que eles próprios chamaram para lhes dar cobertura), disseram-nos na cara que a parte do nosso vencimento que era pago através de uma comparticipação das entidades patronais, sob a forma de contributo para a reforma que teremos quando já não dispusermos de mais força para continuar a servi-los, deixará de ser um encargo dos que enriquecem com o nosso trabalho e terá de passar a ser suportado pelos trabalhadores.

Se no sector público isso ainda reverte para o Estado porque a entidade patronal diminui a despesa, no privado é um imposto pago directamente aos patrões (tal como já tinha sido com o anúncio de que os portugueses continuariam a pagar uma taxa quando a televisão pública fosse privatizada).

Baralhos
“Eles” não são todos iguais. Nunca passou pela cabeça dos “outros” que os cidadãos tivessem de pagar impostos ao Estado e a alguns particulares.

Isto deixou de ser uma democracia e passou a ser um estado feudal em que os grandes senhores se acham com o direito de exercerem a colecta da dízima.

Não somos todos iguais e para o provar teremos de, se for necessário, demonstrar que não o somos.

Temos uma Constituição para defender e se o Presidente da República voltar a quebrar o seu voto de defesa dessa Constituição (como o fez com a promulgação do OE do ano passado sem ter ido ao Tribunal Constitucional confirmar as suas suspeitas de que a Lei violava a Constituição) teremos de exercer os outros direitos e deveres que essa mesma Constituição nos proporciona.
LNT
[0.409/2012]

1 comentário:

Maria disse...

Mas há alguns mais iguais que outros.
Maria