terça-feira, 1 de outubro de 2013

Das vitórias (reais e morais)

Foice e marteloPor aqui basta de análises dos resultados eleitorais. Já se sabe, basta ler por aí e ouvir os comentadores do costume, que o grande vencedor destas eleições foi o PCP, logo seguido do CDS. O grande derrotado foi o PSD, logo seguido do PS. O BE não interessa para nada e os Independentes passaram a liderar o País.

Mesmo o facto do Partido Socialista ter tido sozinho 36,25% - 1.810.744 votos, o PSD ter tido sozinho 16,69% - 833.772 votos e mais uns pós coligado com o CDS e outros, o PCP ter tido (sempre com a muleta do PEV para esconder a foice e o martelo) 11,06% - 552.506 votos, o CDS ter tido sozinho 3,04% - 151.828 votos (mais 30.000 votos do que o BE) e mais uns pós coligado com o PSD e outros e os Grupos de Cidadãos terem conseguido 6,90% - 344.566 votos (o que é mais do dobro dos votos do CDS) não muda as intenções nem as vontades que atribuem vitórias morais a quem superou os maus resultados obtidos anteriormente.

Até há quem faça as contas comparando o número de votos obtidos em 2009 e em 2013 sem ter o cuidado de mencionar que nestas eleições votaram menos 538.000 eleitores.

Assim sendo, nesta barbearia tudo se fará para não continuar esta discussão onde, inclusive, há quem queira fazer crer que os eleitores foram às urnas numas eleições primárias para decidir o candidato a Secretário-Geral do Partido Socialista.

Dito isto, para terminar a coisa, resta parabenizar o PCP e a sua muleta verde pelo fantástico resultado, O CDS pelo “penta” (não esquecer de o incluir também na vitória portuense) e os fantásticos independentes que quase tiveram 7% da votação e que representaram desde cidadãos independentes que não se revêem nos Partidos até militantes descontentes com os seus próprios Partidos passando ainda por alguns que se substituem a outros cidadãos que têm de comemorar as suas vitórias dentro de um estabelecimento prisional.
LNT
[0.339/2013]

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois parabenizemos o PCP, o CDS, Jerónimo de Sousa e o irrevogável Paulo Portas que igualou o FCP. VIVA O CDS E PAULO PORTAS, CARAGO!
Está bem assim. parabéns pelas crónicas do barbeiro, tenho que vir atá cá fazer a barba e cortar o cabelo..