terça-feira, 28 de junho de 2016

Do bom senso na habitação própria e permanente

Carlos MartinsA polémica do dia é, num dia em que mais nenhum País abandonou a coisa europeia, nem o Ronaldo jogou à bola, o caso do Secretário de Estado que se abicha (parece que já deixou de se abichar) com uns trocos por ter declarado que tem residência oficial na casa de férias algarvias.

Independentemente de não ser só esse pecúlio com que se possa estar, alegadamente, a abichar, porque isto da habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal implica também outros abichamentos (por exemplo no IMI - artº 112 nº 13), parece estar-se perante um caso típico de quem entende que o que ganha nas funções públicas que desempenha não chega sequer para pagar os charutos ou, no caso do outro pacóvio, de ter optado por uma reforma de que se queixava mal chegar para as muitas despesas que tinha.

E que tal alguns membros do Poder não contribuírem com estas acçõesinhas manhosas para a especulação e descredibilização do todo em que aceitaram participar?
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.038/2016]

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Obviamente, oiçam e percebam

In/OutE os "mercados" (desculpem), as sondagens, bem puxaram pelo In, enquanto a "democracia" (desculpem), os votos, decidiam pelo Out.

Os adoradores das democracias musculadas estão em pânico. Esses e os outros adoradores de protagonismo (e dinheiro) que se têm feito gente à custa de uma ideia que já não existe mas que os catapulta para a ribalta mundial.

Não percebem?

Perguntem aos Durões Barroso, aos Junkers, aos Draghis, aos Constâncios, aos tontos Dijsselbloems, etc.

Perguntem aos donos da Europa em que os europeus nunca votaram. Perguntem às Merkels, aos Schäubles, aos Hollandes, etc.

Perguntem-lhes, mas não se esqueçam também de perguntar aos povos europeus que andam aqui a reboque de toda essa cambada e deixem de chorar lágrimas de crocodilo.

A Europa poderá deixar de ser União Europeia mas nunca deixará de ser Europa, enquanto que os povos que compõem a União Europeia poderão perder, se a UE não voltar ao espírito que a criou, a sua identidade cultural e democrática açaimados pela burocracia de Bruxelas que não respeita nem o querer, nem o sentir, nem o doer que lhes tem sido infligido.

Há que mudar. É tempo de mudar.

Como escreveu Pessoa:
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas
Que já têm a forma do nosso corpo
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia
E se não ousarmos fazê-la
Teremos ficado, para sempre
À margem de nós mesmos.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.037/2016]

domingo, 12 de junho de 2016

A poção mágica

PÁF PUF

Vejo (leio) gente de direita, esquerda e assim-assim muito incomodada com os amores afectuosos do Presidente da Direita – que anda pela esquerda – e do Primeiro da Esquerda – que anda pela direita.

Vejo-os (leio-os) de carantonhas sérias apelando ao vómito que foi aquilo em que Cavaco transformou o cargo – chamam-lhe agora institucionalização – e apelando ao respeito (a dar-se ao…) como se Cavaco merecesse ou tivesse tido respeito do povo português.

Por aqui, pela praia em tempos de cuidado com os raios matreiros do Sol, vejo (e oiço) nos intervalos a paródia dos dois por terras gauleses e sinto-me quase tão divertido como quando lia a última edição de um Astérix acabado de publicar.

Tomaram a poção mágica e o povo gosta de os ver radiantes, julgando-se invencíveis.

Ainda bem, serve de alívio e, se para nada mais servir, serve também para garantir que mais vale umas larachas de gajos porreiros enquanto nos metem a mão no bolso do que lá sentirmos a mão de uns trombudos que nunca entenderão que o poder político é efémero.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.036/2016]

domingo, 5 de junho de 2016

No tempo em que as vacas voavam

Vaca tornadoAcabou o XXI Congresso Nacional do primeiro Partido que forjou formar um governo, em regime democrático, após ter perdido as eleições. E isto acentuado por não ter sido conseguido com uma derrota de Pirro.

Acabou com um discurso improvisado, estudado e decorado com tempo, por um mestre cuja mestria já vem dos tempos em que subia ao palanque como líder da juventude e conseguia agitar o Partido dos adultos, embora tenha de memória que nessa altura mastigava menos as palavras e falava numa língua portuguesa que melhor distinguia o género dos pronomes e os articulava correctamente com os substantivos.

António Costa fez, nesse improviso detalhadamente estruturado com preparo, aquilo que melhor sabe fazer:
- Política, pura e dura;
- articulação de respostas sem parecer que respondia; e
- argumentação linear não susceptível de segundas interpretações.

Claro que a comunicação social, desempenhando eficazmente o seu papel de defesa das minorias menores, fez de uma manifestação espontânea organizada ruidosamente com todo o cuidado mediático por umas dezenas de pessoas, o centro principal do que se passou na FIL de Lisboa durante três dias, mas isso é a arte em voga e serve para desvalorizar o facto das vacas terem ganho as asas que as fazem voar na sequência do balanço que transformou uma geringonça numa estrutura aerodinâmica.

E note-se que esta neo-fábula não é um acto de rendição ao pensamento admitido sem apupos, mas só a constatação de que está a haver um tempo em que a esperança sorri de novo a quem a viu vedada por determinismos que tudo subjugavam a lógicas de miserabilismo e abnegação.

Resta aguardar que as vacas voadoras usem fraldas para não atingirem quem continua a ter os pés assentes no chão.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.035/2016]