domingo, 14 de maio de 2017

Vamos somando

Prefácio: Nunca tinha visto um vencedor despojar-se desta forma da vaidade da glória e partilhar o seu momento mais alto de fama com quem o impulsionou.
Enquanto os do costume se recusam a perceber que um miúdo com trejeitos marados e postura alheia ao registo da praxe pode fazer com que quarenta e tal países quase europeus, incluindo um da Europa no Hemisfério Sul, escrevam nos ecrãs de televisão a palavra Portugal e que outros tantos países rabisquem nas capas de jornais o nome de um País que raramente por lá aparece e que quando aparece é, quase sempre, para o destratar, a confiança avança deixando a toma do veneno a quem o destila.

O caso é efémero, como tudo na vida, mas é o caso de momento e não se trata de gostar ou não da postura, dos acordes, da harmonia ou da poesia, até porque gostos não se discutem.

A questão é mais arreigada a uma mentalidade bolorenta, a mesma que em tempos chamou de maricas a uma geração que se desgravatou, deixou crescer o cabelo à Beatle e usou calças justas à boca-de-sino ou mini-saia, uma mentalidade incapaz de admitir o diferente e de perceber que não temos por predestinação o fado sombrio da pequenez a que este cu de Mundo, segundo eles, nos condenou.

O Universo não está a nossos pés nem se pretende que venha a estar. Continuamos a ser um País limitado e periférico com recursos naturais diminutos, com elevada dependência energética e pouco dinheiro para explorar o imenso território submerso que nos serve de fronteira. Mas temos um Povo cada vez mais preparado para sacudir o bolor que a ignorância em que o quiseram manter para o conservarem submisso e respeitador vai dando resultados.

O ar austero do provincianismo feito poder, o determinismo da não alternativa, o espírito dos bons alunos ditado pelos bons costumes e lavores femininos e a tradição do chapéu na mão e da cabeça baixa tem os dias contados.

Acreditem, ou não, há Mundo a desbravar e a instrução e o desempoeiramento levar-nos-ão lá.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.048/2017]

1 comentário:

Janita disse...

...somando e seguindo. :)

Isto é que é falar.
Subscrevo tudo, amigo Barbeiro!