quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Botão Barbearia[0.135/2007]
Betão e obras de arte

Escultura CavalosForam precisos vinte anos para acabar o eixo norte-sul que atravessa Lisboa e liga a ponte 25 de Abril à CRIL.

É notável que das grandes obras tenha sempre sobrado para os governos do PS aquilo a que nesta barbearia se chamam, vulgarmente, os berbicachos das obras públicas.

Foi assim com o viaduto que atravessa a linha de Sintra de Benfica para a Buraca, foi assim com o término da via rápida em Algés, foi assim com o troço suspenso que finalizou a auto-estrada para o Algarve, foi assim com a última e intrincada parte da Via do Infante até Lagos, foi assim com o rasgar serrano de Braga à Fronteira Galega e por aí fora.

É interessante observar como ainda hoje o nome de Ferreira do Amaral e de Cavaco Silva aparecem associados às auto-estradas e caminhos de Portugal quando aquilo por que foram responsáveis é uma diminuta parte do que está construído.
LNT

6 comentários:

  1. Meu Caro Barbeiro,
    É verdade que esses dois nomes se encontram sempre associados a grande parte das auto-estradas e obras públicas dos últimos 20 anos.
    Mas tal decorre do facto de, na sua maioria, as mesmas haverem sido por eles lançadas e iniciadas. (Goste-se ou não se goste das personalidades em causa...).
    Pese o mérito de quem as acabou, depois de começadas grave seria não terem sido concluídas.
    Ou não será assim?
    Um abraço.

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  2. Somos na verdade o país das "obras de Sta.Engrácia"!!

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  3. A verdade, caro Zé Redexpo, é que se alguém se der ao trabalho de contabilizar os Kms de umas e outras verá que aquilo que foi feito por Cavaco/Amaral é talvez menos de 1/5 da rede viária construída. E mesmo assim, a maior parte das estradas construídas foram igualmente lançadas por Governos PS.
    No entanto, a essência do texto é a de dizer que sempre (é mesmo sempre) que Cavaco/Amaral encontraram obstáculos interromperam as obras. Todos nos lembramos de auto estradas que começavam, intervalavam e recomeçavam. Assim como da segunda circular que acabava na linha de comboio de Sintra para continuar do outro lado, etc. Nunca aquela parelha resolveu as questões complicadas.
    Abraço

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  4. Já no governo Guterres me dei conta disto. E já agora do Porto à minha terra, onde a dupla nem um quilómetro lançou, é um pulo. E leva-nos à civilização sempre em auto-estrada. Acabaram-se os conflitos entre o GPS e as minhas medições nos mapas e ganharam-se algumas horas de sono antes de nos rasparmos.

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  5. Não por culpa deles
    mas de quem os promove
    a comunicação social
    que com isso não nos comove

    Um abraço do Raul

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  6. Um abraço para o Raul, meu amigo trovador, e outro para a Maloud com o agradecimento do roteiro gastronómico que me fez chegar.

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a Barbearia do Senhor Luís existe para satisfação dos seus clientes.

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