quinta-feira, 8 de abril de 2010

25

Manuel Alegre
"O miúdo que pedalava num carro de quatro rodas poderia dizer, como eu próprio já disse: Isto é o que sei de literatura.

Mas ainda falta acrescentar que o miúdo que tocava piano sobre a mesa viu Miguel Torga no hospital segurando o caderno e a caneta como quem, no campo de batalha, ferido de morte, não larga as armas. Eram já poucas as forças, mas a mão mantinha-se firme na caneta e no caderno. Não queria ser apanhado desprevenido (ou desarmado) se uma vez mais lhe aparecesse aquele primeiro verso, que sempre nos é dado, como costumava dizer. Estava preparado, porque nunca se sabe, como se diz na Bíblia, quando vem o sopro e de que lado sopra. A terra respira de muitas formas. Pela boca do vulcão Santiago, pela flauta de Camilo Pessanha, pela grafia do poeta que escrevia pela noite dentro, pelas primeiras e pelas últimas palavras de Sophia e, sobretudo, pela sua entoação de um ritmo já só ritmo. E pelo pulso de Miguel Torga, por aquela mão antiga a segurar o caderno e a empunhar a caneta até ao fim."
Um poema feito prosa pela mão de um poeta presidente, coisa que não pode deixar um País indiferente.
LNT
[0.134/2010]

2 comentários:

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Desconhecia este talento de prosador com tonalidades poéticas de Manuel Alegre. Todos já lhe conhecíamos a raça de poeta que encantou várias gerações neste país. Mas faltava-nos provar esta nova casta literária que, certamente, nos terá a dizer bem mais que um técnico presidente que nos iria entristecer o futuro próximo...

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

luis reis disse...

Batava ter escrito "só", um livrinho como ALMA,para estar a anos luz de um "tabu"....