terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Dois dedos de conversa


O texto anterior que aqui publiquei com um teste de link ao Blog de Helena AraújoDois Dedos de Conversa”, deixei a promessa de explicar a razão de ser.

Aqui fica.

Vi em publicações do Facebook que aquela plataforma barrava qualquer link que se fizesse para o “Dois Dedos de Conversa” alegando que: “Não foi possível partilhar o teu comentário porque esta ligação desrespeita os nossos Padrões da Comunidade”.

Um absurdo dado tratar-se de um dos mais antigos Blogs em Portugal onde a Helena publica quase todos os dias e nunca se lá viu o que quer que seja de desrespeitoso.

A Helena explica em alguns dos seus comentários no FB que dever tratar-se de uma das muitas denúncias feitas frequentemente no Facebook com o intuito de calar vozes atentas ao que se passa no Mundo e, concordando com ela, nunca deixo de me lembrar que o FB é um negócio, tem donos e sócios, ganha milhões com os nossos conteúdos e dados pessoais e serve a quem tem de servir.

É um instrumento útil à comunidade mas esta tem de ter consciência que se trata de uma ferramenta controlada por outros e que nos pode manipular consoante os seus interesses.

Quis fazer o teste do link aqui no Blogger para ver se o “barramento” ao “Dois Dedos de Conversa” era universal e constato que não, não é universal.

O Blogger deixa linkar o Blog da Helena Araújo. Somos muito mais livres aqui, onde pudemos expressar a que nos vai na alma, sem os constrangimentos censórios e abusivos que nos vão impondo noutras redes sociais.

Aproveitando, deixo um link para o vídeo da jornalista Carole Cadwalladr publicado no TED.com (TED is a nonpartisan nonprofit devoted to spreading ideas, usually in the form of short, powerful talks. TED began in 1984 as a conference where Technology, Entertainment and Design converged, and today covers almost all topics — from science to business to global issues — in more than 110 languages. Meanwhile, independently run TEDx events help share ideas in communities around the world)

Dura aproximadamente 13 minutos mas aconselho a que percam (ganhem) esse tempo para perceber muito do invisível que nos cerca a liberdade.

Nota: Tentei publicar directamente o vídeo mas não foi possível dado que ter mais de 100 MB. Está linkado lá em cima e é visível em:
https://www.ted.com/talks/carole_cadwalladr_facebook_s_role_in_brexit_and_the_threat_to_democracy (basta clicar)

Abraço grande para a Helena e para todos vós.

Tentarei fazer o link no FaceBook para este post. Espero não entrar também na lista negra dos padrões da Comunidade Facebokiana.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.003/2020]

1 comentário:

George Sand disse...

É preciso silenciar a todo o custo.