sábado, 24 de outubro de 2009

Da alma

Há coisas supremas no ser humano e uma delas é a capacidade, mesmo que aprendida, de saber tirar dum teclado mais que o martelar da vida. Uma frustração minha, coisa de barbeiro, de quem nem castanholas sabe castanholar.

Das expulsões da aula de canto coral até aos fins de dia em fuga na sala maior da Gulbenkian a gozar as cadernetas de temporada que Ismael Silva Santos me passava no meio da pasta do despacho, vai a inabilidade para fazer acorde e o prazer de sentir os sons a sacar de mim uma alma que na normalidade esqueço ter.

Só por isso, e relembrando tantos outros saraus, já valeu a pena ser português para ter uma ministra pianista, independentemente de toda a gestão que ela poderá fazer.

Há muitas simbologias de que gosto mas esta foi das que mais me calou. Podia ter sido um actor, um palhaço, um qualquer escritor.
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve, na dor lida sentem bem, não as duas que ele teve, mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda gira, a entreter a razão, esse comboio de corda que se chama coração.
LNT acompanhado ao piano por Gabriela Canavilhas, na pena de Fernando Pessoa
[0.679/2009]

7 comentários:

Carminda Pinho disse...

Eu desconfiava que aí bem fundo da alma, haveria de haver um motivo forte, para nos mostrar tanto a senhora.
Que faça um bom trabalho é o que desejo.:)

contradicoes disse...

A tentativa é boa
pode ser que resulte
a escolha não foi à toa
ao piano quem a escute

Um abraço
Raul

fatbot disse...

Há muito tempo que o Senhor Barbeiro não escrevia um post como este ... Eu só quero aplaudir e pedir mais alguns ... Um fim-de-semana tão tranquilo quanto possível ... Pode ser que com um piano e uma pianista as coisas se resolvam ... ou talvez não! Cada vez estou mais " descrente" ... até sempre

tina disse...

Concordo com fatbot no essencial. Que a tranquilidade desta música seja a nossa tranquilidade futura...
Lamentando não acreditar...
Um Abraço,sr Barbeiro.
Tina

Regina disse...

Também gostei!!

mdsol disse...

:))

Luís Novaes Tito disse...

Vamos ver. Temos de esperar um pouco para ver.