sábado, 2 de julho de 2016

Reparação histórica

Salgueiro Maia Ordem Infante D Henrique
"Pode demorar tempo. Pode haver quem, por distracção, pode considerar que é mais importante o que não é, não preste a homenagem devida no tempo devido. Mas há sempre a hipótese de reparar. Essa reparação histórica, esse reconhecimento histórico está feito"
Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República
2016.06.30
Tardou e foi necessário que Marcelo Rebelo de Sousa fosse eleito Presidente da República para que Salgueiro Maia fosse condecorado (a título póstumo) com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Foram necessárias quatro décadas para finalmente se atribuir, ao então Capitão que primeiro fez sair para a rua as forças que restauraram a democracia, a distinção que ele sempre mereceu por ter “prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”.

O Tenente Coronel Fernando José Salgueiro Maia já tinha sido anteriormente condecorado por dois Presidentes da República:

- em 1983.09.24 por Ramalho Eanes, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (que se destina a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade); e

- em 1992.06.28 por Mário Soares, como Grande Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (que se destina a galardoar méritos excepcionalmente distintos no exercício das funções dos cargos supremos dos órgãos de soberania ou no comando de tropas em campanha. Da mesma forma, premeia feitos excepcionais de heroísmo militar ou cívico e actos ou serviços excepcionais de abnegação e sacrifício pela Pátria e pela Humanidade).
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.039/2016]

Sem comentários: