sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Vai abrir a caça aos láparos


Pela primeira vez desde a democracia não desci o Chiado no último dia de campanha.

Valores mais altos se levantaram e ninguém mandou que se marcassem as eleições de modo a que esta descida coincidisse com o aniversário da minha neta Maria.

Também, perante o que se vai sabendo, não fiz lá falta alguma e, com a eleição do Carlos Castro assegurada, só fica em suspenso saber a cabazada que a candidata de Passos Coelho vai apanhar.

É perigoso, sei. Se o PSD mudar de direcção vai acabar-se a boa vida da Geringonça.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.068/2017]

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Quérido Ti Célito


Quérido Ti Célito

Num liga porra ao qui teus jornalecos dizem. Eres não percebem nada di sobios.

Á gente ti ama.

Quando puderes vorta sempre prá dar uns mergulho nas praias di Luanda.

Abraço amigo
Tubarão
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.067/2017]

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Pins


Como se pode facilmente adivinhar votarei no Medina (embora o meu voto seja mais para eleger o vereador Carlos Manuel Castro) para a Câmara Municipal, na Helena Roseta para a Assembleia Municipal e no “não-sei-quantos” para a Junta de Freguesia de Carnide (já vi o nome dele nos cartazes do PS daqui da zona mas não fixei o nome).

Não é por acaso.

Tenho cartão partidário e pago quotas logo, ao contrário do que outros já fizeram quando pretenderam mudar o PS por dentro usando o seu voto por fora para depois evocarem os “poucochinhos”, enquanto for militante do Partido Socialista sempre usarei o voto nacional e autárquico para eleger os meus representantes.

Se assim não fosse votaria Cristas na CML (se o Carlos Castro não fosse candidato a vereador) embora mantivesse o meu voto na Helena e no “não-sei-quantos”. Faria esse contrasenso, não porque goste de saber que Cristas pudesse ser a Presidente da Câmara de Lisboa que calça botas para visitar o que dantes se chamavam Bairros Sociais e agora se chamam Bairros Municipais, mas porque qualquer resultado a nível nacional ou autárquico que afronte Passos Coelho me serve na perfeição.

É que considero como desígnio nacional que o Primeiro-ministro no exílio passe a ser também o Presidente do maior Partido da oposição no exílio e muito gozo me daria passar a vê-lo com dois pins na lapela.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.066/2017]

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

As novidades europeias são preocupantes


Nacionalismos, abandonos do projecto europeu, forças sociais em declínio e avanços democráticos de forças extremistas que tudo farão, como sempre fizeram ao receber votos, para acabar com a democracia.

A preocupação das lições que a História nos dá mas que não parecem estar presentes no uso do voto ou, ainda mais, quando se inutiliza o voto ou se prescinde de o usar.

A culpa é dos eleitores que querem fugir dela convencendo-se que o seu alheamento não os responsabiliza.

A culpa é dos eleitos democratas que fazem tábua rasa das ideologias sociais que dizem estar extintas ao considerarem a realidade como uma causa e não uma consequência dos seus actos.

Ao empobrecer um povo, ao diminuir-lhe a qualidade de vida, ao reduzir o emprego e ao sacrificar o bem-estar de todos a favor da defesa da lei da selva abre-se o caminho para os que preferem ser tutelados a assumirem a responsabilidade e a obrigação de agarrar o presente para fazer acontecer o destino.

As novidades europeias são preocupantes principalmente porque as não europeias já passaram os limites do bom senso e o desperdício da capacidade de arbitragem que o projecto europeu deveria garantir nada augura de bom.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.065/2017]

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Inhas e Onas


Devido a uma dúvida que me assistia resolvi rever a matéria dada nas autárquicas de 2013 para recordar o desaire que os PSD/CDS tiveram em Lisboa após a entrada em vigor da Lei n.º 56/2012, de 8 de Novembro que reduziu as freguesias alfacinhas de 53 para 24.

Foi um tempo que alguns apelidaram de vitóriazinhas ou vitorinhas ou outro qualquer termo terminado em “inhas” para justificar coisas que agora não interessam para assunto mas que fizeram com que o Partido Socialista conquistasse 17 Juntas de Freguesia deixando para a coligação CDU a freguesia de Carnide com mais 1899 votos e para a coligação do PSD/CDS o Areeiro com mais 157 votos, Avenidas Novas com mais 101 votos, Belém com mais 775 votos, Estrela com mais 34 votos e Santo António com mais 444 votos. A Freguesia do Parque das Nações ficou na mão de independentes (Parque das Nações por Nós)

Veremos no próximo dia 1 as vitorionas ou outro qualquer termo terminado em “onas” com que se referirão os resultados vencedores.

Para além dessa curiosidade fica também a de saber o que irá acontecer nas freguesias onde a coligação PSD/CDS concorreu em 2013 e se os dois partidos conseguirão, agora que concorrem em separado, manter alguma delas.

Como sub-curiosidade saber quais as que ficarão para o CDS e para o PSD.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.064/2017]

sábado, 16 de setembro de 2017

Ide gamar


Um lisboeta contrata uma empresa para lhe fornecer um serviço e quando olha em detalhe para a factura percebe que mais de 50% do valor que tem a pagar não é do serviço que contratou mas sim de taxas camarárias, algumas das quais arrecadadas em duplicação.

Falo da factura da EPAL que funciona como disfarce da voracidade municipal no arrecadar de receitas duplicando o valor da notificação emitida pela Câmara Municipal de Lisboa para a Taxa de Saneamento (o que já é uma alarvidade sobre a alarvidade do IMI) e que com estas parcelas, escandalosamente diluídas na água dos alfacinhas, tributa o mesmo saneamento uma segunda vez.

Como é possível que a conta do fornecimento do serviço apresente o valor da água de 23,49 Euros e a soma das taxas municipais e IVA (e um “serviço” que não se sabe o que é) sobre esse consumo seja de 32,03 Euros?

Entretanto candidatam-se uma dúzia de maduros à Presidência da Câmara e nos debates públicos travados entre eles para conseguirem os votos que precisam para alcançar os seus objectivos nunca constam os assuntos respeitantes ao desvalijo com que sujeitam aqueles a quem pedem o voto.

Distraem-nos com boquinhas de casos e casas das suas vidinhas e invejas enquanto as suas mãos não saem dos bolsos dos lisboetas.

Ide gamar para a estrada!
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.063/2017]