quarta-feira, 23 de novembro de 2022

O lápis azul e a estupidez do Facebook

Estou de castigo durante 24:00 horas e não poderei publicar o que quer que seja no Facebook, nem sequer para me defender.

A história é simples.

(Clique nas imagens seguintes para as ler melhor)

Sobre a polémica ida dos nossos mais altos dignatários ao Qatar resolvi publicar este texto:

Que o Qatar é aquilo que é, isto é, que é uma máquina repressiva onde os direitos humanos valem o que pode pagar um dólar, já todos sabíamos muito antes de se iniciar o Campeonato do Mundo.

Que a FIFA é aquilo que é, isto é, que é uma máquina de lavar XXL com funções especiais de branqueamento, centrifugação e um reservatório azul para distribuição de amaciador, já todos sabíamos muito antes de se iniciar o Campeonato do Mundo.

Que os titulares máximos dos órgãos de soberania são aquilo que são, isto é, que são titulares e têm dias em que ficam lélés da cuca, já todos sabíamos muito antes de se iniciar o Campeonato do Mundo.

O que não sabíamos, ou pelo menos eu não sabia e gostaria de não ter de aprender, é que quando uma pessoa não gosta de outra, pode aceitar um convite para um bacanal na casa da pessoa de quem não gosta, para lhe dizer que não gosta dela nem do bacanal, embora participe nele.

Nestes casos o que pensava saber ser correcto era não aceitar o convite. Mas isto era antes de haver a noção de que um Estado é um imenso jogo de futebol em que pouco importa se a bola é a cabeça de alguém.


O texto, que a esta hora já tem 60 likes, 4 partilhas e 27 comentários mereceu de entre eles um que diz o seguinte:

"João Moita

Porque é que esta polémica empolgada pela Comunicação Sensacional só começou há duas semas?
Porque o Catar pediu para aderir aos BRICS e teve a ousadia de nz Reunião do G20 assinar um contrato de fornecimento de gás por 27 anos China e pago em Yuan...
Este é que é o problema dos Direitos Humanos, os EUA vão deixar de receber o Tributo do Dólar.
Tudo o resto serve para entreter os Tolinhos."


A esse comentário, porque entendi que se desviava do texto que tinha escrito e branqueava o Qatar na permanente violação da Carta dos Direitos Humanos da ONU, respondi com o seguinte comentário irónico:

"Pois é, somos todos tolinhos. Os direitos humanos não interessam nada, os americanos é que são terríveis.
Para comentar um texto convém lê-lo e perceber o que o texto diz."

Passados alguns segundos a minha resposta tinha desaparecido e recebi o aviso do Facebook que mostro abaixo onde me restringem qualquer tipo de publicações durante 24:00 horas por ter incitado ao ódio:


Depois desta mensagem recebi outra que publico de seguida:


Evidentemente apresentei o Recurso explicando a ironia da resposta e explicando que nada tinha de "ódio", antes pelo contrário, que era uma defesa dos Direitos Humanos. Não obtive resposta pelo que pensei ter resolvido a questão. 

Mas não. 

Ao tentar fazer um post explicando o que se tinha passado recebi a seguinte comunicação:


Cliquei no link "informa-nos" e após inúmeras questões voltei a explicar o sucedido conforme se pode ver abaixo:

Agora, não só me mantiveram o castigo por 24:00 horas, como ainda fui informado de que, se por acaso tiver a sorte de receber alguma resposta, ela só será dada daqui a algumas semanas.
Podem ver abaixo:


Andei eu a perder o meu valioso tempo com estes censores que tudo descontextualizam e não entendem um comentário irónico e que ao mesmo tempo que se enchem de dinheiro com os conteúdos que lhes fornecemos de borla.

Não nos merecem qualquer consideração e nós também a não merecemos por lhes continuar a alimentar a imbecilidade.

Entretanto os comentários ao Post vão-se sucedendo e nem sequer posso avisar que estou de castigo e não lhes posso responder.

Se andar por aqui alguma alma caridosa que possa avisar os meus leitores do Facebook que estou de castigo, agradeço.

LNT

#BarbeariaSrLuis
[0.073/2022]

9 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Ao A. Teixeira, do Herdeiro de Aécio, não o deixam fazer links do seu próprio blogue, porque estão a proteger do plágio. É mesmo estúpido.
Abraço!

Luís Novaes Tito disse...

Isto está tudo a ficar irrespirável.
Até as imagens que publiquei aqui não estavam a abrir maior para leitura, questão que já resolvi substituindo-as.
Segundo me apercebi as imagens se tiverem legenda (e tinham a mensagem (Clique na imagem para ler maior) deixavam de abrir em separado. Este assunto no Blogger está resolvido.
Quanto ao Facebook continuo a aguardar que o tempo passe e a censura termine para me poder justificar.
Abraço

A. Cabral disse...

´Também eu fui condenado apenas por comentar um texto sobre homossexualidade, curiosamente o texto não foi retirado mas a comissão de censura resolveu aplicar a mim um castigo também por vários dias apenas porque disse o seguinte:-



António Cabral
Estas aberrações da natureza sempre existiram até o Hitler os quis exterminar não consegui-o nem ninguém consegue porque é muito complicado interferir no que já nasce pertencente à vida. Em minha humilde opinião acho que se são felizes assim pois que sejam mas estas senas deviam ser intimas bem longe dos olhares dos que garante a continuação do raça humana.

Enfim O Facebook hoje chegou a este lamentável ponto que perseguem implacavelmente quem defende a liberdade...

Helena Araújo disse...

Luís, o algoritmo não entende ironia, mas não o diabolizo, porque estou muito grata por todas as mensagens de ódio que limpa automaticamente da rede. Entre o risco de ter o ódio a multiplicar-se por aí, e o de me suspenderem durante 24 horas, não hesito. É chato para mim, mas pago de bom grado esse preço.
E a tal "equipa independente" são uns desgraçados que têm meia dúzia de segundos para decidir cada caso, e que passam o dia a chafurdar na imundície de que os seres humanos são capazes. Não queria fazer o trabalho deles nem que me pagassem o salário do Cristiano Ronaldo. Quando protesto, penso neles, e é a eles que me dirijo. Neste caso diria algo muito simples: Por favor, leiam o comentário ao qual respondi. Estava a ser irónico, para mostrar ao comentador João Moita que o discurso dele no limite desrespeita os direitos humanos.

Parto do princípio que isto foi um erro do algoritmo, e não má-fé do comentador. Mas já me aconteceu de um comentador não ter gostado da resposta que lhe dei, e ter juntado um grupo de amigos para me denunciarem ao facebook. O que teve consequências bem mais pesadas do que uma suspensão por 24 horas. Por causa disso, agora bloqueio todos os que me parece que trabalham em rede para propagar discurso de ódio nas redes sociais. Não são muitos, mas parecem uma multidão.

Anónimo disse...

Oh meu caro camarada aviador, não ligue, retiraram-me o som de um pequeno vídeo por achavam não ter direitos sobre lês...
O vídeo era sobre uns pássaros a matar a sede num bebedouro que que lhes preparei numa fazenda que tenho, O SOM CENSURADO...ERA O CANTO DO GALO DO VIZINHO...

Anónimo disse...

Corte-lhes as barbas. Mas sem sabão.

Miguel disse...

Se os blogues são um espaço muito mais civilizado e mais estético, por que razão se há-de ir perder tempo com o facebook? Sabendo que eles se enriquecem à nossa custa, ainda por cima. Eu não ponho os "pés" facebook.

Luís Novaes Tito disse...

Obrigado a todos os que se solidarizaram.
O Facebook já me reabriu as portas e agora não tenho dúvidas de que o tal João Moita, foi o causador de tudo isto, uma vez que acabou por me bloquear.
Há gente para tudo.
Abraço aos meus leitores.

Luís Novaes Tito disse...

Helena,
Não é assim tão fácil. Sei muito bem como se constroem os algoritmos e nunca me esqueço que eles são feitos por humanos.
A questão são as pessoas e não as máquinas, que só fazem aquilo que lhes mandam fazer.
Claro que é necessário criar mecanismos de defesa ao ódio e à intolerância que graça nas redes sociais, mas isso tem de ser acompanhado pelo regulador que os controla. Os Facebooks e quejandos enchem os alforges com os conteúdos que gratuitamente lhes cedemos. Não podem depois alegar que os serviços que prestam não sejam dotados de meios para essa regulação.
Não se esqueça que estas plataformas são as maiores detentoras do capital do Mundo.
Abraço amigo.