terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A onda censória do absurdo no Facebook


Ainda mal tinha deixado de ter a minha conta do Facebook restrita como penalização por ter respondido com uma ironia, sem qualquer teor ofensivo, a um comentário que me fizeram numa publicação, recebo nova sanção por mais 27 dias por ter deixado um comentário inofensivo numa publicação da Sofia Bragança Buchholz, pessoa com quem mantenho desde sempre a mais cordial relação nas redes sociais, comentário a que ela respondeu com agrado e simpatia.

O absurdo total deu-se quando, ao reclamar, o Facebook reviu (espanto) a penalização e pediu desculpa pelo engano que tinham cometido, mas continuaram a restringir a minha liberdade de expressão por mais 27 dias.

Foi preciso escrever um texto a insurgir-me pela penalização para, 24 horas depois, retirarem as restrições que me tinham aplicado.

Passo a explicar com imagens porque esta gente só percebe o ridículo em que anda a laborar se lhes fizermos o boneco.

No dia em que cessou a restrição anterior, ao folhear o meu feed, dei com a publicação da imagem de um presépio num texto da Sofia.

Por ter achado graça e oportunidade à imagem deixei lá o comentário que reproduzo acima e, após a anuência da autora usei essa imagem como foto de capa no meu mural.

Logo de seguida recebi o aviso da penalização do Facebook, que reproduzo, por ter usado inocentemente a palavra “roubar”. Tratou-se de mais uma bacorada de alguém muito inteligente e conhecedor da língua portuguesa que incluiu num qualquer “INDEX” de palavras controladas pelo algoritmo idiota que foi concebido por um ilustre informático dos quadros censórios do Facebook.


Reclamei, informando do absurdo da penalização e prevaleceu o bom senso do revisor do Facebook que pediu desculpa pelo lapso cometido pela Rede Social e informou que retirava a sansão aplicada.


Regresso de novo a meu mural e dou com a informação de que a minha conta estava de novo restringida, conforme podem constatar na imagem seguinte, 

e assim ficou por mais 24 horas até que resolvi escrever um texto a mostrar o meu desagrado com as plataformas da META.

As restrições desapareceram (até ver).

Razões para tudo isto nunca foram dadas.

Estas multinacionais que nos manipulam e que nós sustentamos, pouco ou nada se importam com que lhes cede conteúdos de borla para que encham os bolsos. 

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.074/2022]

2 comentários:

A. Cabral disse...

Agora aquela gente que modera os comentários do Facebook, não passam de servos sem qualquer cultura ao serviço do dono. Também eu já fui advertido várias vezes e com atividade suspensa apenas por comentar. Nesta última uma Senhora pedia a Deus futuro para criancinhas e eu respondi assim: -

António Cabral
Maria Madalena Basta que Deus elimine os ditadores da face da terra e o futuro será uma realidade...

Facebook.
Confirmámos que o teu comentário desrespeitou os Padrões da Comunidade

Insurgi-me contra esta decisão mas a resposta foi a seguinte: -

Revimos novamente o teu comentário e este desrespeita os nossos Padrões da Comunidade.
Enfim creio que não adianta perder mais tempo no Facebook.

Francisco Trindade disse...

"Estas multinacionais que nos manipulam e que nós sustentamos, pouco ou nada se importam com que lhes cede conteúdos de borla para que encham os bolsos." Certo! Mas a solução existe e é fácil!...É só ter força de vontade!