quinta-feira, 12 de maio de 2011

Puffinus obscurus

Colaboradora golfistaLá está aquilo a que Catroga se referia, na página 689 do Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de Cândido Figueiredo.

Uma espécie de pintassilgo, é o que valem as matérias que os líderes deste extremo da Europa se entretêm a discutir em campanha eleitoral.

Um pintassilgo, nem podia ser outra coisa, porque ao Senhor Professor Doutor Economista lhe está vedado ter na boca outro sentido.

Enquanto descemos todos os degraus – os que sabíamos existirem e aqueles que nunca nos tinham passado pela cabeça existirem mais abaixo – Catroga emerge o discurso de um mar de vulgaridade e de pintelho, certamente a imaginar-se no Verão, já na Coelha a virar frangos com os seus vizinhos, num quadro bucólico em que a sua contemplação do pôr-do-sol, que por aquelas bandas mergulha em terra, o leva no mais fino recorte literário a evocar um bando de pintassilgos que, depois de uma jorna fecunda a debicar aqui e ali à procura da minhoca, retorna ao arvoredo que farfalha pelo sopro da brisa que o faz renascer (ou nascer duas vezes, como queiram).

Puffinus obscurus, um pintelho, um pintassilgo. Decididamente Catroga não é um chato.
LNT
[0.167/2011]

6 comentários:

fatbot disse...

Mas Senhor Barbeiro esclareça-me : é pentelho ou pintelho??? Para já é uma VERGONHA tudo isto ... mas neste momento vale TUDO!!! E é caso para perguntar : que mais virá a seguir??? Um até SEMPRE ( a foto é excelente!!! Colaboradora??? )

Luís Novaes Tito disse...

Claro que é a minha colaboradora apanha bolas.
Quanto ao "i" é como aqui se diz. Trata-se de uma espécie de pintassilgo.
Quanto ao "e" é aquilo que se sabe.
De resto é mesmo o fim dos degraus. Uma pessoa com a responsabilidade de Catroga deveria ter mais tento na língua. Não que lhe faça mal não ter, mas àquela hora ainda havia crinças acordadas.

mdsol disse...

O texto faz jus às tradições de elevada qualidade desta Barbearia. E tem toda a razão, quando se julga que não há mais degraus para descer, ele há-os...

mdsol disse...

Já só falta recuperar os comentários...

:)))

Luís Novaes Tito disse...

Isto vai devagarinho, mas vai. Os Post já cá cantam. Veremos o que acontecerá aos Comentários.

Luís Novaes Tito disse...

E agora a colaboradora vai ficar em duplicado, o que não faz mal nenhum :)