quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ainda sobre a segurança

BugCom todo o respeito que me merece a figura institucional do Presidente da República, considero que o seu titular não é obrigado a dominar todas as matérias. É para isso, e não para produzir fugas de informação (as habituais fontes de Belém), que os PR têm a liberdade de contratar os seus assessores especializados e dispõem de serviços técnicos. (Ficou por esclarecer quem é o responsável pela segurança dos serviços informáticos de Belém)

Quando Cavaco Silva comunicou ao País que:
"Foi para esclarecer esta questão que hoje ouvi várias entidades com responsabilidades na área da segurança. Fiquei a saber que existem vulnerabilidades e pedi que se estudasse a forma de as reduzir",
cometeu um erro de palmatória em termos de segurança. Sabe-se que em questões de segurança age-se com eficácia e discrição e nunca se revela a existência de vulnerabilidades, embora seja do conhecimento comum que, por muito "bunkerizados" que estejam os sistemas e as redes computacionais, há sempre algum "hacker” para furar a sua blindagem.

A desastrosa comunicação que o Presidente da República ontem proferiu foi, até neste aspecto, a pior peça produzida por um titular do cargo.
LNT
[0.616/2009]

Rastos:
USB Link
->
Presidência da República ≡ Site Oficial - Comunicação ao País

4 comentários:

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Cavaco não é de facto um homem das novas tecnologias. Mas se-lo-à também Sócrates, o homem Magalhães?

Entretanto o post "ainda sobre a segurança" é um verdadeiro atentado na mão de homens de outras gerações. No cibercafé do meu bairro, um velho de nome Mário acaba de esmurrar o monitor ao querer enxutar o irritante insecto. Ou faria como Soares o grande gesto democrático de enfado: desapareça sr.guarda, desapareça!

Ricardo Sardo disse...

Caro Luís, convido-o a ler o meu post sobre esta matéria, das vulnerabilidades dos pc'e e dos e-mails:
http://patiodasconversas.blogspot.com/2009/09/palavras-magicas.html

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Já noutros tempos tentaram manusear Ramalho Eanes.

Quem não é súcia-a-la-portuguesa, "leva!

Carminda Pinho disse...

Olhe sr. barbeiro, tou que nem posso...:)))