terça-feira, 23 de março de 2010

Resquícios salazarentos

Serpente Basílica da EstrelaPor razões que para aqui não interessam desloquei-me ontem a Setúbal onde aproveitei, uma vez mais, para ser feliz. Usei a Vasco da Gama para ir, e a Vinte e Cinco de Abril para vir. Duas perspectivas da capital, uma mais alta do que a outra, uma mais metálica do que a outra, uma mais salazarenta do que a outra.

A Vasco da Gama, uma solução do Portugal democrático do bloco central, iniciada por Cavaco e terminada por Guterres, faz o seu percurso pelo mar da palha e, à boa maneira do centralão, serpenteia entre o sapal, os flamingos, as salinas e o pântano, terra de enguias e casulo.

A Vinte e Cinco de Abril, uma solução do Portugal continental, insular e ultramarino da União Nacional, iniciada e acabada por Salazar e inaugurada por Cerejeira, faz o seu percurso pela península sadina, e à boa maneira da união, estrangula-se na Coina para pagar portagem e receber de troco obras que duram há anos e não proporcionam prazer.

Comparo e concluo que este é o paradigma português. Entre a modernidade das três faixas que permitem um fluxo abundante e lubrificam o trânsito e o passadismo do estrangulamento do garrafão e dos constrangimentos de Santa Engrácia, continuamos na senda dos impasses sendo certo que um é mais frustrante do que o outro porque, uma Nação que, pouco abaixo do seu umbigo, se estrangula na Coina e mantém a Coina em obras há tantos anos, não pode ter um povo feliz.
LNT
[0.115/2010]

5 comentários:

mdsol disse...

E a brincar, a brincar se diz muita coisa.
E a sua imaginação fervilhante dá-nos estes textos importantes, com a mais valia de provocarem um sorriso a um tempo contido e farto!

:)))

Anónimo disse...

Os ViciosSaudaveis agradecem a sua visita e comentário...a retribuição surge num texto daqueles que me faz visitar diariamente a sua Barbearia, alido às fieis colaboradoras!
Saudações desportivas!
OFB

poesianopopular disse...

...e porque será que:a auto estrada Lisboa Cascais tem inúmeras saídas e entradas, enquanto que:a auto estrada do Sul só tem saída e entrada em Almada, e depois só no Fogueteiro.
Quantos utentes se vêem obrigados a fazer o dobro (ou mais)do percurso que seria necessário para chegar ao destino?
Eu não creio em bruxas mas.....
Os habitantes da margem sul, são os patinhos feios cá do burgo. Até quando?

fatbot disse...

Ainda bem que foi a SETÚBAL! É BOM ir a Setúbal! Volte a Setúbal muitas mais vezes ... tudo o resto é pura " escrita alternativa " no seu melhor ... Obrigada Senhor Barbeiro e até sempre mesmo que não seja em Setúbal : )

JPN disse...

Barba e cabelo do mais fino humor. Gostei muito! :)