quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chapéus há muitos

Chapéu

O mapa oficial dos resultados das eleições presidenciais de 23 de Janeiro, publicado hoje em Diário da República, refere um total de 4.431.849 votantes, menos 60.448 do que o inicialmente anunciado,4.492.297.
O documento foi aprovado pela Comissão Nacional de Eleições, com dois votos a favor, dois votos contra e duas abstenções, tendo o presidente, Fernando Costa Soares, exercido o voto de qualidade, sendo apontadas nas declarações de voto da reunião "incorrecções" e "erros" no apuramento geral da eleição.
(...)

Também o número de votantes eleitores inscritos é diferente, 9.543.550 contra os 9.656.797 anunciados no portal http://www.presidenciais.mj.pt na noite eleitoral, o que faz com que os seis candidatos registem todos um menor número de votos.
Assim, Cavaco Silva, reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, perde 22.376 votos em relação aos resultados divulgados na noite eleitoral, Manuel Alegre 14.657, Fernando Nobre 10.486, Francisco Lopes 7.778, José Manuel Coelho 1.255 e Defensor Moura 337.

Isto somado aos casos de eleitores que não puderam votar é um caso de se lhe tirar o chapéu. Ou uma bela chapelada, como queiram. Tratem de ter respeitinho, estar caladinhos e não fazer ondas sff.

Nota para um comentário que caiu neste Blog:

Um alerta para todos os apoiantes do Manuel Alegre.
Na freguesia de Cacilhas-Almada Manuel Alegre teve 751 votos, segundo edital colocado na porta da junta.
Pasmem... Se forem ao site da CNE ver os resultados oficiais, Manuel Alegre em Cacilhas só tem 113 votos. Onde foram parar os restantes votos dos cidadãos de Cacilhas que votaram Alegre?
E será só em Cacilhas que há este erro?
Em primeiro lugar, há que exigir que a CNE corrija os números de Cacilhas.
Em segundo lugar, deveria de haver uma fiscalização rigorosa, para se ter a certeza, se os votos expressos em Alegre em cada Junta de Freguesia, correspondem na realidade aos números que a CNE tem divulgado.
Compete aos apoiantes de Alegre fazerem rapidamente esse trabalho, pois os editais na porta das juntas são tirados ao fim de uma semana, e depois será mais difícil dar com os gatos.
26 de Janeiro de 2011 22:34

Há silêncios tão silenciosos que nos dão cabo da moleirinha. Porque será que tudo isto não tem outro tratamento na comunicação social?
LNT
[0.053/2011]

8 comentários:

folha seca disse...

Caro Luis
Quando nos referirmos ao Presidente Cavaco e quisermos referenciar o nª de votos, basta dizer que teve 4 Milhões e mais ums quantos votos...

Luís Novaes Tito disse...

Não foram 4 milhões. Foram 2 milhões.
Ele já é o Presidente dos 5 contra um e agora será o Presidente 2 milhões e uns trocados.

A nossa sorte é que agora o que interessa são as eleições na Alemanha porque as que se fazem aqui na praia já não servem para nada.

folha seca disse...

Luis
Obrigado pela correcção. Foi erro na tecla.

fatbot disse...

Mas aquilo que interessa é tratado? É analisado? É corrigido??? Esquece-se ... enfim!!! um abraço e um até SEMPRE

Daniel Santos disse...

estranho país este.

joshua disse...

Controlo governamental, eis porquê.

Graza disse...

Luis:

Gostaria de confirmar os números da minha Freguesia, mas a CNE não disponibiliza ainda on line os resultados, só a publicação global em DR, mas isso não chega. Se tiver link que permita saber os resultados paciais, agradeço.

Luís Novaes Tito disse...

João,
Não sei onde se podem consultar esses resultados, mas a CNE tem-nos de certeza absoluta.