quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Maioria de esquerda


Cá para mim maioria absoluta de esquerda e maioria absoluta do Partido Socialista é precisamente a mesma coisa.

O Partido Socialista sempre foi um Partido plural e de esquerda, senão a direita não o considerava como tal e sempre foi sensível aos problemas sociais e de solidariedade. Pode, e deve, negociar para além do seu Programa medidas que nele não sejam consideradas, mas não deve deitar para o lixo o Programa que submete a eleições para adoptar Programas de outras esquerdas que nada têm a ver com os seus Princípios.

Principalmente, o Partido Socialista não pode fazer sufragar um Programa e depois apresentar na Assembleia da República um Programa de Governo que ninguém sufragou a não ser que o Governo seja de coligação, o que não se passou nos últimos 6 anos.

Tanto faz que tenha maioria absoluta ou relativa.

O Programa sufragado é para cumprir e, sendo dependente da Assembleia da República, todas as medidas que tiverem de ser tomadas receberão os votos de quem com elas concorda. Pode limá-las para obter a votação, mas serão sempre as suas medidas.

É por isso que me espanta ver, em campanha, o PCP e o BE virem com a conversa de que, nos 6 anos, foi graças a eles que se conseguiu “isto ou aquilo” quando o Governo era só PS e só o PS foi responsável pelo “isto ou aquilo” que foi conseguido, limado ou não por negociações feitas com os outros Partidos.

Ainda assim é preferível que o Partido Socialista tenha uma maioria absoluta para não ter de terminar, como terminou há uns meses, às mãos de chantagem de quem agora reclama louros, mas não hesitou derrubar aqueles que os fizeram vingar.

É por isso, porque sei que o Partido Socialista sempre foi um Partido dialogante e aberto a acolher melhorias às medidas ao Programa com que se faz sufragar, que depositarei nele o meu voto de confiança na esperança que os resultados eleitorais lhe permitam governar com estabilidade nos próximos 4 anos.
LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.015/2022]

Sem comentários: