domingo, 23 de janeiro de 2022

Voto antecipado

Boletim referente ao Círculo de Lisboa

Não me desagrada este esquema de voto antecipado.

Entre muitas outras vantagens, como as de permitir votar a quem não o poderia fazer no dia 30 e de, teoricamente, desanuviar as mesas de voto no próximo Domingo (embora os números refiram que o “antecipado” seja absolutamente residual), resulta a de demonstrar que o chamado “dia de reflexão” é o maior aborto legislativo hoje existente.

Lamento que, tal como se tem verificado com os agendamentos para a vacina Covid, muitos dos que se inscreveram não estejam a comparecer o que provoca um desperdício de recursos absolutamente inaceitável.

Embora a solução não me desagrade, como disse no início do texto, prefiro o voto no dia das eleições por considerar que esse é o dia da festa da democracia.

Claro que isso é coisa minha que voto por convicção e não para despachar um dever.

LNT
#BarbeariaSrLuis
[0.014/2022]

3 comentários:

Unknown disse...

Votei antecipado pela primeira vez porque não sei se estarei infectado no dia 30. Com dois filhos em idade escolar tenho visto os casos multiplicarem-se à minha volta de forma exponencial. Pode ser uma doença com pouco impacto, mas isso não é garantido, pode facilmente causar efeitos suficientes para não me sentir capaz de às 18h me levantar e ir votar. Assim joguei pelo seguro. Com um pouco de planeamento e precaução garante-se o cumprimento de um dever e de um direito.

ccastanho disse...

Também sou dos que valorizam o voto no dia eleitoral.

Acho o voto antecipado (a não ser por razões substantivas), uma descoloração do ato de cidadania cívica e democrática do cidadão.
Mas respeito naturalmente a opção de cada um pelas razões que entendam substantivas a votar antecipadamente.

Luís Novaes Tito disse...

Não tenham dúvida que respeito integralmente quem votou antecipado. Só entendi deixar escrito que, mesmo correndo o risco de estar infectado a 30, ou até morto, quem sabe, prefiro pessoalmente fazer a festa do voto no dia em que está marcado o acto eleitoral.