sábado, 5 de fevereiro de 2022

Absurdos

Penso que nunca fica mal estudar qualquer assunto antes de se debitarem os “achismos” e “parece-mes” cada vez mais frequentes. E não estou a falar dos Faces, Blogs, ou de outras redes sociais, mas dos avençados das televisões que odeiam assim ser tratados por não aguentarem a verdade.

Ver esses avençados escandalizados por a Assembleia da República, eventualmente, não eleger um deputado da extrema-direita para Vice-presidente, demonstra o conceito que essa gente tem do que é uma democracia e do valor que nela representa o boletim de voto.

Dá-se por isso quando falam das eleições sem se coibirem de chamar indigentes aos cidadãos que votam diferente deles.

Não lhes ficaria mal estudar o Regimento da Assembleia. De cor, tenho ideia que, pelos artigos vinte, se especifica a forma de eleição dos membros da mesa da AR que, como se sabe, são eleitos por sufrágio secreto.

Passa pela cabeça de alguém votar em quem se não reconhece idoneidade para o representar?

É isso que qualquer eleitor faz quando se dirige a uma urna com um voto na mão?

Alguma vez um eleitor vota contra a sua consciência só para que na Assembleia da República haja uma representação política que abomina?

E, embora não pareça, esta eleição interna do Parlamento pode ter consequências que vão para lá da mera representação. Basta lembrar que os vice-presidentes da AR podem substituir o Presidente da Assembleia da República e que este, por sua vez pode, em caso catastrófico, substituir o Presidente da República, embora o PAR, num caso destes, fosse substituído, em princípio, pelo Vice do seu Grupo Parlamentar.

Não falamos de coisa pouca e só de pensar que, por absurdo, poderíamos deparar-nos com um ex-terrorista a exercer o cargo de Presidente da República é coisa que fará pensar seriamente qualquer deputado antes de depositar o seu voto na urna.

Talvez seja preferível que o terceiro vice-presidente da AR nunca seja eleito, o que não inviabilizaria o funcionamento do Parlamento, a pôr em risco as instituições democráticas.

Para guia deixo o Regimento da Assembleia da República.

LNT

#BarbeariaSrLuis
[0.019/2022]

Sem comentários: