domingo, 5 de julho de 2009

Redes Sociais versus Jornalismo

António CostaNo passado dia dois António Costa convidou os Bloggers para a Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa para lhes apresentar o balanço das actividades da Câmara nos dois últimos anos.

Foi a primeira vez, que tenha conhecimento, que um titular de um órgão público promoveu uma espécie de conferência de (imprensa) de bloggers o que mostra como vão longe os conceitos de submundo com que fomos caracterizados noutro tempo.

A verdade é que, de entre as duas dezenas de presentes, uma dezena faz uso dos seus portáteis para Twittar e FaceBookar mas, que tenha dado por isso, nenhum publicou em directo nos seus Blogs. Os Twitts e Facebooks foram circunstanciais, nenhum deu notícia dos conteúdos longamente explanados pelo Presidente da Câmara.

A coisa é assim mesmo e há que saber distinguir a nossa postura da dos jornalistas. Não sei se era o que se esperava de nós, mas fizemos o que ali fomos fazer. Ouvir, intervir, reunir informação para comentar e dar notícia de que se estava a passar um evento sem o cuidado de fazer ressonância da matéria dada. Cumprimos com a nossa função.
LNT
[0.494/2009]

10 comentários:

Quint disse...

Independentemente de ter sido privilegiado o Twitter e o Facebook, em vez do blogue pelo qual o convite foi efectuado, louvo o cumprimento do dever de quem foi convidado, mas mais ainda de quem convidou.
É o reconhecimento da importância dum mundo onde, se é verdade que impera muito lixo e compadrio, não menos verdade que há muita coisa digna de se ler.

Eu, que agora aqui me sento na cadeira desta barbearia, diria que por aqui encontramos um desses exemplos.
Parabéns pelo projecto.

António de Almeida disse...

Mas aqui há uns tempos o dr. António Costa não considerava isto um submundo? Quem o terá convencido do contrário, não deve ter sido o companheiro que considero lixo 99% do que por cá se escreve.

Luís Novaes Tito disse...

Se bem o entendi, António Almeida, o meu caro considera lixo o que se vê por este Blog. Você lá sabe, mas pelo menos respeite as nossas colaboradoras que de lixo nada têm.

mdsol disse...

Senhor Luís da Barbearia

Aquele comentário só pode ser uma gralha, ou um lapso de expressão. Só pode. Só pode.

:)))

Luís Novaes Tito disse...

São opiniões, MDSol.

Há muita gente que gosta deste lixo.

Abraço

mdsol disse...

Eu gosto muito deste blog. Ponto. Por tudo. Ponto.
Quanto aos outros gostos, que como diz o povo, não se discutem, ainda gostava de ver os respectivos caixotes do lixo...

:))

maloud disse...

Clique no nome, mdsol, e vai direitinha ao caixote do lixo.

António de Almeida disse...

Caro LNT, longe de mim considerar este espaço como lixo, menos ainda as colaboradoras, cujo estatuto apenas poderá merecer a classificação de premium. Referia-me naturalmente a António Costa, que falou em submundo, aliás, aqui mesmo em tempos não muito longíquos onde se lê comentários, estava escrito X comentários do submundo. Mas se António Costa catalogou a blogosfera como submundo, que dizer da loira Anita Ekberg, vulgo JPP, não fez por menos, e chamou lixo a 99 por cento do que por cá, entenda-se a totalidade da blogosfera portuguesa, se escreve.

Adenda

não deve ter sido o companheiro que considero lixo 99% do que por cá se escreve.

Obviamente falta ali um U, a palavra era considerou, e referia-me naturalmente a JPP. Julgo que daria para perceber, apesar de tudo.

mdsol disse...

Eu logo vi que era um equívoco.
Antes assim.

:)))

Luís Novaes Tito disse...

Quanto às Maloud e MDSol o meu muito obrigado. Se todos os barbeiros tivessem clientes destas estavam ricos (de simpatia).

Quanto ao António de Almeida confesso que estranhei porque o sei um grande apreciador das minhas colaboradoras e há muito que nos lemos. Poderia ter sido num dia mais complicado (todos temos os nossos dias) mas mesmo assim ainda bem que foi só um erro de interpretação.

Para tod(a)os um grande abraço.