"Bastardos hão-de ser da casa da liberdade esses Gracos ridículos, esses Publícolas palhaços que ora se enfeitam da coroa cívica nos Comícios, ora das pérolas de barão feudal nos palácios. Procurai-os, não sei onde os achareis. Aqui não: não temos cá barões no centro."
Discurso proferido por Almeida Garrett em 8 de Fevereiro de 1840, na Câmara dos Deputados, na discussão da "Resposta ao Discurso da Coroa", em resposta a José Estêvão.
(O Portal da História)
Pelo que se pode constatar já não é a primeira vez que se faz evocação ao burlesco dentro de São Bento. Terá sido, talvez, a primeira em que o dedo em riste apontou o actor sem que ele estivesse caracterizado, é certo, e de Maria José, de quem se gosta por ser o que ela é, espera-se mais.
Andaremos ainda longe do fim do regime, mas estes comportamentos que se sucedem no bloco central desde a legislatura anterior, são a marca da degradação de uma classe política que depois se queixa de não ser respeitada por aqueles poucos que ainda insistem em elegê-los nos sufrágios nacionais.
Merecíamos melhor.
LNT
[0.761/2009]
1 comentário:
caiu o verniz, as garras fficaram livres como vieram ao mundo.
a educaçao nao basta. a natureza vence. e a dela tem andado controlada,mas nao morta.
nao ha' mal que nunca acabe nem bem que sempre dure..
Enviar um comentário