terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quanto custa o Imposto Extraordinário de Precaução?

SuspensóriosDaquilo que diz o A4 publicado no Diário da República a informar que nos vão sacar o equivalente a metade do 13º mês fica a dúvida, que deveria ser esclarecida na Assembleia da República, se o montante que nos vai ser sacado se abate ou não, para cálculo do IRS, ao montante global dos rendimentos de 2011.

É que se não for, aquilo que iremos pagar será colectado primeiro em sede do Imposto Extraordinário e depois em sede de IRS.

Para não estar com muito mais explicações digo-lhes só para fazerem o seguinte exercício que determinará qual o montante global que lhes irá ser sacado:

Quando tiverem de simular o cálculo do vosso IRS (em 2012 referente a este ano de 2011) façam-no primeiro com base no montante referido na declaração de rendimentos que a entidade patronal vos passar. A seguir subtraiam o valor do Imposto Extraordinário Preventivo ao montante que consta da vossa declaração de rendimentos e voltem a simular o IRS.

Subtraiam o segundo do primeiro valor apurado e surpreendam-se quando perceberem que sobre o Imposto Extraordinário Preventivo ainda irão pagar IRS.

Já agora somem esse valor àquele que já vos foi comido pelo Imposto Extraordinário. Será nessa altura que saberão, ao certo, quanto vos custou a brincadeira da "precaução"
LNT
[0.374/2011]

3 comentários:

folha seca disse...

Diras-se-ia que por dois
vale o homem precavido.
Desta vez, pelos vistos, precavido ou não está é f.....

Nota: Por norma não uso palavrões. O f e os pontos no final é são para manter este princípio.

Manel disse...

Peço licença para partilhar por aí nesta NET, a esmo, esta nota sobre o imposto extraordinário precaução.

Luís Novaes Tito disse...

Esteja à vontade Manel. E receba um abraço.