terça-feira, 27 de setembro de 2011

E não os poderemos desamoedar?

Moedas
"As pessoas em Portugal não vêem o que se passa no dia-a-dia lá fora, com números negativos a sair todos os dias nos Estados Unidos da América, e ao termos esta incerteza, obviamente que os cenários [macroeconómicos] têm de ser modificados, mas não por não estarmos a fazer o que temos de fazer, mas sim pela situação internacional"
Moedas dixit
Fui ao dicionário para encontrar palavras relacionadas com moedas e descobri:
Alfonsim, Amoedar, Belisária, Besante, Bizâncio, Caxo, Ceitil, Cequim, Circulado, Darico, Desmonetização, Desmonetizar, Denário, Desamoedar, etc. São centenas.

De todas as que li, Desamoedar (Anular o valor legal e corrente de uma moeda; desmonetizar) teve para mim um sentido especial. Sente-se que é uma palavra que os políticos mais-do-mesmo deveriam usar com frequência idêntica àquela com que usam a expressão: "vale-o-que-vale" que, como se sabe, só vale isso mesmo.

Toda esta conversa para voltar à transcrição do início deste Post e continuar a espantar-me com o facto de Moedas dizer há três meses que a culpa de tudo isto era só do Sócrates e passados esses três meses ter a lata de constatar que:

"As pessoas em Portugal não vêem o que se passa no dia-a-dia lá fora..."
LNT
[0.401/2011]

1 comentário:

terra imersa, terra emersa disse...

Caro Luís,
Na verdade este governo PSD é pródigo em elementos cujo valor foi "quebrado" (políticos desamoedados, se quiser). Continuam a ostentar o mesmo valor dos anteriores não obstante o seu peso político muito aligeirado.