segunda-feira, 22 de abril de 2013

Divórcios pelo Seguro

NavalhaPelo que leio no SOL, um grupo de "45 jovens turcos" (a expressão é lá usada) decidiu avançar com uma carta aberta a Seguro para o convencer da bondade de medidas que o próprio Partido Socialista recusou no último Congresso Nacional.

Nada contra "cartas abertas" nem contra os 45 jovens (isto de se ser jovem é cada vez mais a aplicação das teorias da esperança de vida aos conceitos de juventude – um destes dias os nossos netos já andam na faculdade e os seus pais ainda são jovens) até porque nutro por muitos deles amizade e simpatia. Tudo contra a tentativa de conseguir pela pressão mediática aquilo que se não consegue pela expressão eleitoral.

O Partido Socialista elegeu há meia-dúzia de dias os delegados ao Congresso Nacional para defesa das Moções Políticas que serão discutidas nesse Congresso. O teor desta "carta aberta" não foi apresentado a sufrágio dos militantes porque os seus subscritores não o quiseram fazer o que me parece que teria sido muito mais coerente com a ideia de “mostrarem preocupação crescente com o «acentuar do divórcio» entre os partidos e a sociedade” (como se os Partidos democráticos não fossem parte da própria sociedade e esse divórcio não se devesse começar a combater dentro dos Partidos para evitar o divórcio entre as suas elites e os seus militantes)
LNT
[0.067/2013]

2 comentários:

Janita disse...

Isto dos Partidos políticos actualmente, funciona um pouco como os casais desavindos. Em vez de tentarem uma plataforma de entendimento, divorciam-se!
Modernices?

Anónimo disse...

-----de Zé T., no blog « Luminaria »:
Sobre o Partido S. e a Política activa.

1- Para «abrir o partido à sociedade» (e «dar o exemplo na nossa casa») 45 «turcos» deputados do PS (jovens e menos jovens) e simpatizantes com «currículo no Estado e na vida privada», incluindo «familiares de históricos» (vieira da silva, v.constâncio, j.miranda), e para não contribuir «para discursos demagógicos e populistas», . (- http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=73442 - ), propoem: .

1A-- direito de voto a simpatizantes ... permitindo influenciar na escolha... - [ NÃO concordo, ver 2. ]

1B-- incluir na Comissão Nac. e na Comissão Política Nac. 25 + 7 «cidadãos independentes ou simpatizantes»... por proposta dos mais altos senadores do partido, reunidos depois de cada congresso electivo... com participação plena e escolha de candidatos a deputados... - [ NÃO concordo, ver 2. ]

1C-- idem (participação de 'simpatizantes' e cidadãos) para : os referendos ... ; direito de petição (interna no PS) ... ; apresentar propostas ao Congresso (com assinatura de 1000 cidadãos) ...; apresentação e votação de propostas de política através da internet ...

1D-- Proposta de que no programa eleitoral do partido ... as medidas concretas sejam apresentadas com um calendário e programação da sua execução, bem como uma estimativa de impacto económico-financeiro e o seu financiamento ... - para «credibilizar as propostas do PS junto da sociedade» (eleitores).


2- Creio que a sociedade, cultura e sistema político português é diferente do modelo 'supra-sumo' dos EUAmérica. Por isso:
- Só deve/pode VOTAR quem for Membro (de pleno) !! - isto é para o PS, para qq associação, e para um país de cidadãos !!
- E deve existir Registo de filiado/ militante e uma quota anual, nem que seja de apenas 1€ por ano !!
- Não seguir esta regra é permitir a infiltração e destruição ou tomada de poder da organização/partido por forças adversárias... com a ajuda, ou não, de indivíduos/grupos internos instalados na máquina ou de barões/caciques ou de elites de gabinete e academia ...

3- Para MELHORAR a organização, neste caso o PS, e a participação na Política do SEU País (e na sua autarquia e União Europeia ) é preciso fazer algo COM e PARA os militantes/inscritos e eventuais candidatos, sejam adolescentes, jovens ou veteranos e ex-militantes/desmotivados !!!
E é preciso actuar tanto a nível nacional como nas concelhias e secções, ... e nas faculdades, nos sindacatos (e na UGT), nas assoc. moradores, ... nos jornais, TV, redes sociais ... .

Todas as outras propostas ( 1C e 1D) são interessantes se for mantido o princípio DEMOCRÁTICO de que «quem manda são os Membros plenos da organização, com direito de candidatura e de voto igual entre si».
Se isto não for respeitado é trocar uma deficiente democracia interna por uma péssima palhaçada antidemocrática !!