domingo, 11 de janeiro de 2009

Botão Barbearia[0.031/2009]
Repulsa e óbvioGuerra Palestina

Nunca percebi a repulsa das notícias que anunciam morte no decurso de uma guerra.

Todos os dias somos bombardeados com essa mesma repulsa e fica a ideia de que o mal não são as guerras mas sim os seus mortos, como se uma coisa pudesse existir sem a outra e como se houvesse boas e más guerras. Talvez, quando muito, poderá haver guerras mais justas do que outras mas todas elas acarretam perdas de vidas humanas inocentes.

Como as bombas e os morteiros não escolhem idade nem género, os mortos serão de todas as faixas etárias e dos dois sexos, com todos os efeitos colaterais e todos os acidentes de fogo amigo que são inerentes à arte de guerrear.

Talvez por isso recuso publicar imagens de crianças abatidas, mulheres desmembradas ou homens esfacelados. Por muitas boas que sejam as intenções de quem as publica, nada acrescentam ao óbvio só evitável pela abstenção da guerra. A banalização na reprodução dessas imagens resulta em indiferença perante o sofrimento alheio e na desumanização da morte.
LNT

2 comentários:

andre.felicio disse...

uma dura realidade com a qual temos que lidar várias vezes durante o dia com o "exagerar" por parte dos nossos telejornais...

imagens arrepiantes que felizmente cá em casa se transformam num pegar de comando e mudar de canal, não porque não interesse ou nos deixe indiferentes, mas sim porque por norma estamos em horário de refeição!

Anónimo disse...

Bom apetite ao Senhor Luis e ao André Felício. Que a refeição vos faça bom proveito!