sábado, 16 de maio de 2009

Os três nãos

Manuel Alegre
"Não lanço um Partido, não saio do PS e não farei parte das listas para deputados".

Mais uma vez Alegre agiu pela razão e pelo coração. Nota-se, basta ler a imprensa e os Blogs da direita para o perceber. Voltou a ser mais difícil ao PSD chegar ao poder, ficou mais difícil haver um Bloco Central.

Alegre está de bem consigo. E isso é bom porque quem está de bem consigo está de bem connosco.
LNT
[0.387/2009]
(Também publicado no Eleições2009/o Público)

1. Não sairei do PS – Ajudei a fazer este partido, a sua história é parte da minha história, posso não concordar com a prática e as políticas, mas reconheço-me nos valores e princípios do socialismo democrático.

2. Não formarei um partido para as próximas legislativas – Reconheço que há uma crise de confiança nos partidos cujo monopólio está a esgotar-se, há a necessidade de renovar a vida política, de cativar os jovens para a política e para a coisa pública, assim como de preparar novas soluções para a esquerda e para a democracia. Mas isso é um processo inseparável do processo social. Exige uma acção pedagógica e o reforço da cidadania. E não se fará sem ou contra o espaço socialista.

3. Não serei candidato a deputado – Fui convidado pelo Secretário-geral, com espírito de abertura e companheirismo, para integrar as listas do PS. Não seria digno impor condições ao Secretário-geral do PS. Só faço exigências a mim mesmo. E são essas exigências que me ditam a decisão de não me candidatar nas próximas eleições legislativas.

Não há ruptura com o PS
Não há abdicação nem retirada.
Há a decisão de continuar, sob outras formas, o meu combate de sempre pela renovação da vida democrática, pela cidadania e pelo socialismo democrático.
Manuel Alegre

10 comentários:

dolfinX disse...

A "OPS" continua? Fiquei profundamente desiludido, nao tanto com a decisão de MA, mas com a reacção de Socrates: "ainda bem que não sai do PS". BASTA!

Anónimo disse...

Não era este o post que eu gostava de ler.

Luís Novaes Tito disse...

Caro Golfinho
A OPS continua, até porque nada é diferente do que sempre foi.

Caro António Costa
Se me disser o que gostaria de ler talvez seja mais fácil argumentar.
De qualquer forma estou a pensar desenvolver alguma teoria sobre todo este assunto. Tenho de arranjar tempo para isso.

Maria disse...

Para mim, Manuel Alegre tomou a decisão certa. Se ele achou que não podia ceder às exigências que lhe eram feitas, mostrou ser coerente consigo próprio e respeitar as regras do Partido.
Não saiu e ainda bem.
Já há demasiadas baixas, demasiadas deserções.
Pode não ser um grande politico, mas mais uma vez mostrou, ter só uma cara e não escondeu de ninguém o que pensa.
Continuo a ter orgulho do meu Camarada Manuel Alegre.

Anónimo disse...

Caro Luis

Fico à espera....

dolfinX disse...

Caro LNT,
ainda bem e agradecemos.
Já agora, deixe-me só esclarecer a 2ª parte do que escrevi, e fi-lo um pouco nervoso. Desejava ter escrito o que a Caríssima Maria escreveu.
Cumps. a todos e bom fds.

Anónimo disse...

Agora lá na casinha dele em Águeda é que vai ser combater pela nova esquerda e pela reconfiguração da esquerda e fazer debates, carago!

contradicoes disse...

Pois é caro Luís esta renuncia definida pelos três nãos veio deitar por terra a espectativa criada por muita gente da oposição que o afastamento de Manuel Alegre contribuiria, levando consigo os seus admiradores para o colapso do PS. Mas afinal enganaram-se. Quanto a mim isto apenas pode significar uma intenção. Manuel Alegre afasta-se por agora para aparecer em força e apoiado pelo PS para derrotar Cavaco Silva na sua tentativa de realizar o seu segundo mandato como Presidente da República. E acredito que com esse apoio o consiga.

Daniel Santos disse...

Sair pela porta grande... fiquei com duvidas.

Anónimo disse...

Nunca tive dúvidas que Manuel Alegre agiria assim. Para desgosto da direita.