sexta-feira, 5 de junho de 2009

O cepo manuelino

Cadafalso Quem viu ontem as imagens do Porto e observou de fora os comportamentos conseguindo distanciar-se do pensamento de quem escreve nos jornais e nos Blogs;

Quem tem experiência de rua e de campanha popular, quem já foi apalpado num mercado, beijado na boca por uma desdentada, beliscado por beliscão anónimo (daqueles que fazem nódoa negra) e levou um banho de água de peixe espirrada pelo bater de uma chaputa na pedra de venda de um mercado e viu as imagens dos diversos candidatos no Porto;

Quem já foi parte activa de comitiva, preparou acontecimentos para que acontecessem ou improvisou outros perante imponderáveis, saiu das tamanquinhas dos gabinetes e dos teclados, foi sentir o povo e pedir-lhe confiança e viu as imagens dos diversos candidatos no Porto;

Quem já fez tudo isto e muito mais, apercebeu-se da diferença das coisas, relembrou-se que quem escreve e opina nos jornais, nas TVs e na NET é uma minoria insignificante de quem vota e ficou esclarecido sobre o desaire que o PSD vai ter daqui a dois dias.

Um Partido da Oposição que dispõe do benefício de ter uma conjuntura extremamente difícil para quem está a governar e que consegue passear a sua líder nas ruas do Porto como se estivesse a transportá-la num andor intocável e um Partido do Poder sujeito ao desgaste mas que tem um líder que beija, que se mescla na mole e se deixa tocar por quem se deslumbra com o toque nos poderosos, marca a diferença entre os vencedores e os vencidos do próximo Domingo.

Para os lados da Buenos Aires deverão estar a montar-se os dois cenários possíveis para a noite da sondagem final. Quando se acenderem os holofotes e dispararem os contadores de votos haverá um palco recheado de maizenas e outro onde o cepo está preparado para a execução. A cortina que os separa esconde os trajes dos carrascos prontos a serem encapuçados por quem andou com o andor às costas. Em breve saberemos quem será o opositor de Sócrates nas legislativas.
LNT
[0.436/2009]

10 comentários:

Sérgio Bernardo disse...

Digamos que extrapolar dos beijinhos e abraços para resultados eleitorais é um bocadinho exagerado. Vamos ver se o que pesa mais é o beijinho do Sócrates ou o imposto europeu do Vital, se será o BPN do PSD, ou o Freeport do PS.
Vejamos...

http://atexturadotexto.blogspot.com

Luís Novaes Tito disse...

Tudo isso teremos oportunidade para observar dentro de dois dias.

Acredite que há muita gente que gosta de beijocar mas não lê jornais e que quem lê jornais é uma minoria ínfima dos que votam.

Luís Novaes Tito disse...

E já agora, quanto à Drª. Manuela, seria preferível fazer uma protecção no pescoço que os carrascos já estão de guilhotina afiada.

mdsol disse...

Sempre lúcido Sr. Luís!

:))

António P. disse...

Caríssimo Barbeiro,
Hoje a casa deve estar cheia daquelas suas belas colaboradoras que lhe terão dado inspiração para este genial texto ( vá lá não se babe que ainda me está a cortar o cabelo ). Delicioso.
Parbéns Luis e bom fim de semana

C.C. disse...

Leitora habitual, é a primeira vez que comento.
Análise irónica,acutilante,transparente, sem nada esquecer,exacta,verdadeira,só que a gente quer que assim seja, por um lado,mas por outro, o painel político sem oposições ao poder é no mínimo preocupante.
Parabéns

Anónimo disse...

Caro Luis

Eu já fiz isso tudo e no tempo em que, quando dois partidos se encontravam acontecia tudo menos cumprimentos e saudações de boa campanha, quando a colagem de cartazes era feita com "seguranças" quando ocupávamos uma parede com cartazes e vinham os jotas dos outros partidos descolarem, já fiz de tudo no "nosso / deles" PS, no entanto não estou tão optimista, não vislumbro esse desaire eleitoral para o PSD, vejo um taco a taco, no entanto vai sair uma sondagem, e essa é mesmo a valer, no dia 7 por volta das 20 horas e alguns segundos, veremos.

fatimabotelho disse...

Magnífico texto! Escrita " alternativa " muito bem inspirada!!! Um fim-de-semana bem reparador... Vamos aguardando as últimas ... Até sempre

Dr. Mento disse...

Uma pergunta sem quaisquer provocações: Escreverias as mesmas palavras agora?

Há muito que os portugueses deixaram de se deslumbrar com sacos de plástico, canetas e beijinhos de políticos com um sorriso plástico, que, volta e meia, dizem querer sentir o povo sujo que, secretamente, repudiam. Uns beijos de Sócrates não bastaram, mesmo que muitas peixeiras achem o homem jeitoso. Isso só funciona como complemento a algo mais substancial, que, no caso da campanha do PS, faltou claramente.

Se fosse pelos beijinhos às peixeiras, o CDS-PP de Mr. Doors ganhava sempre com maioria absoluta.

Luís Novaes Tito disse...

Claro que mantenho.

Muita água ainda vai passar por baixo destas pontes. É só esperar para ver.
Ferreira Leite tem pouco a ver com a vitória do PSD. Continua no andor até ver.
Rangel foi um bom candidato e não foram poucos os beijinhos e abraços que ele distribuiu.