segunda-feira, 1 de junho de 2009

Para ler alto às crianças

Desdentado
- Vem comigo – disse o rapaz – eu levo-te à terra e mostro-te coisas lindas.

- Não posso porque sou uma Menina do Mar. O mar é a minha terra. Tu se vieres para o mar afogas-te. E eu se for para a terra seco. Não posso estar muito tempo fora de água. Fora de água fico como as algas na maré vaza, que ficam todas enrugados e secas. Se eu saísse do mar, ao fim de algumas horas ficava igual a um farrapo de roupa velha ou a um papel de jornal, destes que às vezes há nas praias e que têm um ar tão triste e infeliz de coisa que já não serve e que foi deitada fora e que já ninguém quer.

- Que pena que eu tenho de não te poder mostrar a terra! – disse o rapaz.

- E eu que pena tenho de não te poder levar comigo ao fundo do mar para te mostrar as florestas de algas, as grutas de corais e os jardins de anémonas!

E nessa manhã o rapaz e a Menina, enquanto nadavam na água, iam contando um ao outro as histórias do mar e as histórias da terra.

Sophia de Mello Breyner Andresen
Menina do Mar
Versão completa em pdf
LNT
[0.428/2009]

Rastos:
USB Link

->
Minerva ≡ Universidade de Évora - Menina do Mar

3 comentários:

fatimabotelho disse...

É tão bom ler uma história quando a Criança já está deitada ... é meio caminho andado para um soninho mais tranquilo!!! Li tantas!!! Já tenho saudades desses tempos ... até sempre e uma semana fácil na Barbearia e não só!!!

Anónimo disse...

Não queria abusar deste espaço, mas não resisto, a mais um registo: a criança que "ainda" há em mim ficou encantada,de ver aqui este texto da Menina do Mar...
E de rever o Tom & Jerry...
saudades,pecados da idade,
satisfação (se fosse avaliado aqui,sr.Barbeiro, hoje o mínimo seria excelente!
Obrigada
Tina

(É nas coisas simples que se mostra o homem grande)

anamar disse...

Uauh!!!
Que bom relembrar " A menina e o mar"... lida vezes sem conto aos meus alunos...
:))