segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Com o mal dos outros

BoteroA mesquinhez tem destas coisas. Enquanto as coisas acontecem aos outros é suportável, mas quando nos batem à porta tudo muda de figura.

As medidas para os professores eram menos más desde que se não tivesse essa condição. Idem para os médicos, para os polícias, para os enfermeiros, para os bombeiros ou para qualquer outro ramo.
Neste momento são os trabalhadores do sector público. Menos-mal para os do privado.

Divide-se para reinar e reina-se, como sempre se reinou, com a intriga social como ferramenta de governação.

Eles e nós, sendo que o “eles” é, para a plebe, aqueles que por sua decisão ou omissão foram feitos governantes e o “eles”, magestático, é o daqueles que depois de terem sido paridos pelo voto ficaram com o rei na barriga.

Entretanto os “agricultores” que são pagos por todos nós para nada fazerem, protestam por não receber o subsídio de inutilidade, os “empresários” que transformaram os milhões que receberam para modernizar as empresas em Ferraris e Porches protestam porque se lhes acabou o maná, os serviços privados que vivem do Estado porque só existem em função desse cliente, protestam porque o Estado lhes cobra impostos elevados para lhes poder pagar contratos chorudos, os individuais que fazem mini-micro-empresas sem actividade a não ser a de incluir as mães, avós e tias, nas folhas de vencimento para lhes conseguir subsídios de desemprego e pensões, enquanto adquirem automóveis, maples e televisões em nome dessas empresas cuja sede é o seu próprio domicilio, protestam porque os subsídios e apoios sociais vão ser reduzidos em vez de se cortar nos SRM.

Eles e nós. Sempre a dualidade, sempre a perspectiva decorrente de se ser personagem do "eles" ou personagem do "nós".
LNT
[0.357/2010]

Sem comentários: