segunda-feira, 9 de junho de 2008

Botão Barbearia[0.507/2008]
Ainda recordações
e porque amanhã é 10 de Junho
10 de Junho


A coisa passava-se a preto e branco, como era a TV da altura e, de resto, quase tudo o que havia em Portugal.

Companhias, pelotões e esquadras dos três ramos das Forças-Armadas, Comandos, Pára-quedistas, Fuzileiros e Rangers, (não me recordo se também) representantes dos Pupilos do Exército, do Colégio Militar e da Escola de Odivelas, a Tribuna das Altas-Patentes-do-Estado, os lugares de destaque para os Escudo Moçambiquecondecorados e para os familiares que iriam receber as medalhas a título póstumo, a Sagres e uma ou outra corveta ou draga-minas fundeados ao largo do Cais das Colunas para a salva de canhão, a passagem de uma formação de T6 e outra de Fiat.G e as vozes intercaladas de Pedro Moutinho, Fernando Pessa, Henrique Mendes ou Fialho Gouveia a relatar na Rádio o que se imaginava, ou a comentar na TV aquilo que se via.

António e depois Marcelo, o Almirante Américo, a 1ª dama Gertrudes, o Cardeal Cerejeira, os Henriques, os Rebelos, as Supicos e outros, distribuíam colares e medalhas, faziam por esquecer os mutilados, apelavam à Pátria una e indivisível, de aquém e além-mar, no dia da raça, de Portugal e das Colónias.

Soluços para Goa, Damão e Diu.

Tudo a preto e branco, tal como ficou na memória.
LNT

6 comentários:

maloud disse...

Pelos vistos o dia da raça mantém-se. Cavaco dixit, no intervalo das futeboladas.
PS Adorei a Laranja Mecânica.

bruno disse...

Caro Luís, o PR parece estar com muitas saudades desse tempos. Para ele o 10 de Junho ainda é o "dia da raça" (sic)! Uma vergonha!

Carminda Pinho disse...

Olhe que o homem, é cá de uma raça... fogo!!!

Bom dia de Portugal, de Camões e das Comunidades!!!

mdsol disse...

Mais tarde ou mais cedo a casca dá de si!!! As sabonárias não resolvem tudo! Lapso vão clamar... Sim, mas há lapsos mais lapsos do que outros porque são lapsos muito profundos, colapos talvez!
:)

MFerrer disse...

"António e depois Marcelo, o Almirante Américo, a 1ª dama Gertrudes, o Cardeal Cerejeira, os Henriques, os Rebelos, as Supicos e outros, distribuíam colares e medalhas, faziam por esquecer os mutilados, apelavam à Pátria una e indivisível, de aquém e além-mar, no dia da raça, de Portugal e das Colónias.",
nem foi preciso esperar muito e já temos um PR de baixa cultura democrática a ter actos-falhados!
E vai ele amanhã destribuir medalas da Liberdade!
Shame on you, Aníbal!
MFerrer
http:homem-ao-mar.blogspot.com

mfc disse...

Parece que andamos aos poucos a regressar a esses tempos!