quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Botão Barbearia[0.156/2009]
Frases que deram brado [ I ]Karl Marx

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"

( Karl Marx, in Das Kapital, 1867)

LNT c/a colaboração de Maloud

6 comentários:

Tiago Moreira Ramalho disse...

Cuidado Luís. Já vi essa citação em mais sítios, é um pouco moda agora, mas olhe que a crise não é por causa disso. Ou melhor, isso aconteceu. Mas é interessante perguntar: porque é que isso aconteceu? Aí está a resposta para a crise. Se o Greenspan, quando mandava no Fed, não tivesse colocado o dinheiro artificialmente barato (taxas de juro a 1% ?!?!?!), ou seja, se não tivesse intervindo na economia daquela forma através de um organismo central, não estavamos a passar o que estamos a passar hoje.

Mas ainda assim, palminhas para o Marx: descobriu o rabo do gato.

Cumprimentos

Tiago Moreira Ramalho disse...

Ah, e se o Freddie Mac e o Fannie Mae não tivessem (ao abrigo das políticas sociais de Bill Clinton) emprestado dinheiro àqueles que certamente não pagariam (sub-prime) também se teria evitado muito disto.

É verdade que tudo está a acontecer assim por causa do sistema capitalista. No entanto, é inegável que se não tivesse havido pozinhos estatais, o sistema capitalista estava calminho.

Luís Novaes Tito disse...

Estaria calminho, Tiago?

Então e o gamanço (palavra fácil de entender) que a auto-regulação neocon proporcionou?

É verdade que o barbudo descobriu o rabo do gato mas tarda a caçar o gato que se tem escondido com o rabo de fora.

Anónimo disse...

Mas o gamanço, que existe obviamente (mas que não foi a causa da crise) não é culpa do sistema, mas das pessoas. Num sistema comunista também há crime, nomeadamente, gamanço. Ou acredita mesmo que quando os países quando não são capitalistas têm pessoas mais boazinhas?

Luís Novaes Tito disse...

O meu caro amigo já me deve ter lido o suficiente para saber o que penso. E a assim ser, sabe que sobre anjinhos até no Céu me é difícil de acreditar.

Daí a tentar atirar o que temos por acção de Clinton e por aí fora, vai a diferença do Mundo.

Normalmente sou mais pragmático e normalmente não vivo agarrado ao que gostaria que fosse mas àquilo que é.

Abraço

Anónimo disse...

Luís, eu também não me dou a wishful thinkings e muito francamente preferia que o Clinton não tivesse feito nada, pois não estaríamos nesta situação (claro que não foi só ele, ele foi uma peça no meio disto, outro grande culpado foi o Greenspan e é óbvio que os investidores no seu todo têm alguma culpa, mas não se lhes pode imputar a responsabilidade toda pois cada investidor age por si e se a massa de investidores é estimulada a algo, todos, por si, vão tender a fazer esse "algo", no caso, investir no sector imobiliário). Seria bom que todos pudéssemos retirar daqui algumas lições para o futuro. O debate pelo debate e as guerras ideológias não me dizem muito porque acabamos por ser "clubistas". O importante é perceber que muito do que foi feito, não se pode repetir. Infelizmente, vejo os mesmos erros a serem cometidos (a baixa da taxa de juro pelo Fed foi para estimular a economia e está a repetir-se o processo - não sei que consequências advirão daqui...).

Abraço,

TMR