sábado, 25 de abril de 2009


Salgueiro MaiaSalgueiro Maia

10 comentários:

mdsol disse...

O meu herói desde o Largo do Carmo!

Sr. Luís da Barbearia, deixe-me citá-lo: "fui muito feliz no dia 25 de Abril! E hoje é disso que me quero recordar!

O cravo da barbearia é lindo!

:)))

Maria disse...

Bela homenagem ao Capitão de Abril, mais puro, mais honesto, mais coerente. Fernando Salgueiro Maia, um nome a não esquecer.
Ele foi, é e será sempre, o meu Herói, aquele que sempre me lembrará, o meu sonho de LIBERDADE.

Anónimo disse...

Uma pena que na sua inocência simples de homem do povo, se tenha deixado sucumbir aos princípios das ierarquias, aceitando humildemente a "última" imposição do ditador - Marcelo Caetano.
Uma pena que a sua noção de revolução não o tivesse acordado ante a prepotência do regime e na hora mais crítica tenha sentido o peso que levava nas mãos ante o medo do derramamento de sangues inocentes e preso nesse medo tenha entregue a Spínola as rédeas da História!
Uma pena que na sombra um cobarde de nome Otelo Saraiva de Carvalho não o tenha apoiado para que a decisão não lhe pesasse tanto e travasse afinal o verdadeiro curso de uma revolução que acabou por o não ser.

Nunca em revolução alguma se viu um ditador exigir perante os canos das armas dos revoltosos falar com alguém diferente dos que na sua frente exigiam o seu capitular!!

Nunca em revolução alguma que tivesse bom sucesso e gerásse real e radical mudança os revoltosos se inclinaram perante um ditador.

Só em Portugal o "último" (?) ditador acabou por comandar a revolução, sair impune dos seus crimes e decidir a quem passar o seu testemunho.

O dia que hoje se comemorou na sua essencia, apenas durou uma breve hora.
Na hora em que Salgueiro Maia aceitou a exigência do ditador, a revolução morreu e o sonho com ele!

Que pena que tão poucos tenham percebido isso!

O regime apenas se camuflou e a revolução foi apenas a evolução na continuidade!

Luís Novaes Tito disse...

Uma pena que o herói que escreve o comentário anterior tenha de o escrever como anónimo apesar da liberdade que tem graças aos homens que arriscaram a vida para que ele possa escrever, homens que, ao contrário dele, arriscaram a sua valentia para fazer o que, passados 35 anos, o anónimo lhes possa chamar cobardes sem nunca ter movido um dedo para se libertar.

Fernando Antolin disse...

O Fernando Salgueiro Maia,que eu conheci em Santarém,além de toda a coragem que teve ao longo da vida,também teria a suficiente para espetar um murro nas trombas deste borra-botas que tão "corajosamente" fala de "barriga cheia" !! Pois é, o Fernando já morreu,maior a "coragem" ainda assim nem pode responder,pensando bem murro não,bastava um estalo de mão aberta !!

Maria disse...

Que grande valentão! É pena não ter coragem para assinar as bacoradas que diz.
O Fernando com medo? Se ele nem da morte e do sofrimento que a antecedeu teve medo!
Era um Homem que assumia o que dizia, fazia e, provavelmente o que escrevia.
Enquanto os "Velhos do Restelo" não mostrarem a cara e disserem o nome, está tudo errado.

mdsol disse...

Como pode uma patetice empertigada incomodar! Mas incomoda...E se o anónimo fosse morrer longe mailas teorias serôdias e alumiadas à luz de candeia a "petróleo"?

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Senhor Luís:

porque é que esta gentinha só consegue dizer estas bacoradas anónimamente?..
Será que ainda não perceberam que a Liberdade implica responsabilidade?...
Eu, no meu blog, deixei de permitir comentários anónimos...
Cumprimentos

Olímpio disse...

Caro colega.Sou barbeiro desde os meus 12 anos.Mas um dia conto-lhe a minha história,pois estou na casa dos 70 anos e ainda corto cabelos e barbas!Na Cova Gala.O meu amigo Agostinho,sabe que todos os anos no 25 de Abril o único militar que me fáz emocionar é o imortal Salgueiro Maia.Afinal todos estamos de acordo que ele foi um simbolo que nos enche de orgulho pelas suas qualidades de caracter,arriscando a sua vida pela nossa liberdade.Julgo que o saudoso Maia no Carmo,até aí foi nobre,sendo certo que os ditadores merecem o castigo dos seus crimes,mas Salgueiro Maia não tinha o ódio dos tiranos que nos envergonham.Por isso em sua memória,sejamos unidos e não nos ofendamos uns aos outros,porque Salgueiro Maia,está num elevado patamar de solidariedade e humanismo,que devia causar nauseas a estes miseráveis ladrões que apanharam no apeadeiro mais próximo o comboio do 25 de AbrilQue tenha a Paz do SENHOR.

crimes,Salgueiro Maia,procurou vencer sem fazer sangue

Pan disse...

No dia 3 de Abril, data do desaparecimento de Salgueiro Maia, escrevi isto: http://naterra.blogspot.com/2009/04/o-anti-heroi.html!

Francisco Sousa