quinta-feira, 16 de abril de 2009

Tratado da imbecilidade

EscaravelhoNão há vez que pense em Europeias que me não lembre de Sousa Franco e da especial admiração que por ele tinha.

Há uns dias um qualquer pateta, daqueles que mal deve saber ao que anda, disse uma qualquer parvoíce do género que em Matosinhos cairá (qualquer coisa) e mais uma qualquer banalidade.

Na altura não me expressei, possivelmente por achar que a imbecilidade não deve ter troco mas tenho andado com essa moinha de quem sente um mal-estar que poderia aumentar caso fingisse não estar cá dentro.

É por isso este texto. Uma forma de chamar imbecil a um imbecil qualquer que não fixei quem é, possivelmente por nem ser alguém.
LNT
[0.312/2009]

5 comentários:

Porfirio Silva disse...

O Sousa Franco, com as suas pedradas, que também as tinha, era, além de uma inteligência superior, um Homem Livre. Superiormente, um Homem Livre. Coisa que certos moscardos têm dificuldade em perceber o que é.

Maria disse...

Senhor Luís:
Há duas frases muito antigas para classificar creaturas dessas:
1ª Vozes de burro não chegam ao céu
2ª Dos pobres de espirito é o reino dos céus.
Sousa Franco era um Homem. Com qualidades e defeitos de Homem.
Além disso, de certa forma, morreu no seu posto, ao serviço dos portugueses. Só por isso, merece o respeito de todos nós.

Daniel Santos disse...

Muito bem observado!

drengo disse...

Tive o prazer de ser funcionário em "casa" gerida por ele (Sousa Franco). Mesmo à distância, soube motivar e inspirar - como Homem, como Professor, como Ministro - apesar de não ser perfeito. Mas sempre pareceu ter consciência disso, pois nunca o vi tentar ser melhor que os outros, diminuindo-os, mas sim elevando-se acima deles. É o segundo post que encontro, hoje, em minutos, a lembrar-me que há pessoas com quem se pode não se concordar, mas que não se podem deixar de respeitar. O Professor era uma pessoa assim. Infelizmente, há cada vez menos pessoas assim.
bem haja,
J.

CPrice disse...

.. "possivelmente" Caro LNT? .. quase certa eu e certezas tenho poucas.

Abraço e votos de bom fim-de-semana