quarta-feira, 8 de abril de 2009

Botão Barbearia[0.292/2009]
ProcessosMichelle Obama / Carla Bruni

E se um jornal português publicasse uma foto destas com as Damas da nossa santa terrinha?
(ou esta do Presidente Sarkosy? Ou ainda esta do Il Cavallieri? *)

Quantos processos lhe moveriam?
LNT
Rastos:
USB Link-> The Huffington Post - Carla Bruni Kisses Michelle Obama (But Not On The Lips)
-> Daily Mail - Oh la la! Carla Sarkozys up to Michelle O for a kiss

* -> Dica de António de Almeida - Direito de Opinião

6 comentários:

António de Almeida disse...

E um vídeo de Berlusconi?

http://videos.sapo.pt/manage/video.html?id=308231

Luís Novaes Tito disse...

Agradecido António.
Juntei a dica ao Post.

Maria disse...

E onde é que a nossa 1ª dama, provocava uma foto destas?

Daniel Santos disse...

Já moveram por cá processos por muito menos.

Anónimo disse...

Boa tarde meus senhores,
Antes de mais queria dar os parabéns pelo blog.
Quanto ao tema,
Por um lado não me acredito que se levantasse qualquer processo caso se publicassem fotos num jornal português, quer das primeiras damas francesa e norte - americana, quer da portuguesa a beijar outra qualquer.
Por outro, não vejo porque não aceitar os argumentos de alguém que me diga que fotos e notícias como esta para além de serem fúteis são a tentativa de ridicularizar as esposas de chefes de estado gratuitamente.
Uma coisa é certa, antes de levantarem as bandeiras de manifestação contra atentados à liberdade de imprensa reflictam sobre a qualidade daquilo de que se quer fazer um “cavalo de batalha”. A importância do conteúdo para a formação de uma opinião pública que se quer com conhecimento de facto, sobre aquilo que é realmente relevante. Cito um grande amigo meu, que se ler este comentário se reconhecerá: “a multidão é como uma centopeia, tem muitos pés mas uma só cabeça”. Aqueles que formão as multidões dão-lhe o seu mote. Se aqueles que tem a inteligência para entender que faz falta a este país, que tanto amo, gente que saiba realmente do que se passa á sua volta para que possam influenciar e animar as decisões de quem as toma para que sejam melhores e do interesse da maioria, esses que se expressem sobre aquilo que defendo sem ter a tal inteligência credenciada. Esses saberão que podemos dar à nossa gente as capacidades para entender a realidade e os fluxos reais de acções e reacções em que se envolvem a nossa rua, a nossa freguesia, a nossa cidade, o nosso país, as organizações internacionais a que pertencemos e ao nosso papel no mundo. E a discussão que estamos a ter paira sobre os instrumentos que poderão dar ou não à nossa gente essa capacidade. Daí que esses instrumentos tenham ganho o estatuto de direito fundamental dos cidadãos e que seja uma missão muito honrosa para quem trabalha diariamente nele.
Como tal deviam essas pessoas, tanto as que trabalham na comunicação social como aqueles que a influenciam ter dentro de si a missão patriótica intrínseca de servir a nossa população com a informação que necessita para ter e ser a uma melhor opinião pública, formada por gente inteligente que o é por estar informada e o está porque alguém com valor trabalhou para isso.
Quando a comunicação social beber deste espírito eu dar-lhe-ei o crédito que não dou agora, pelos seus relatos constantes sobre tudo o que de mal acontece ou lhe parece que acontece, fazendo com que o amor-próprio deste país tenha chegado ao estado moribundo em que se encontra. Não que eu não ache que se deve falar dos erros do executivo, que são os preferidos e os sempre presentes, porque se devem ser do conhecimento público mas também se deve dar a conhecer as circunstancias em que ocorreram esses erros o que levaram a que acontecessem e atribuídas as responsabilidades a quem as tiver não para que seja crucificado em praça publica mas para que sejam admitidos e que fiquem catalogados como algo a não repetir. Se devem ou não ser demitidos ou não, sancionados ou não, isso, cabe á máquina democrática e aos seus órgãos decidir ou deliberar.
E agora digam-me. Interessa de que modos se cumprimentam as primeiras damas Carla Bruni e Michelle Obama? Se o beijinho chegou realmente ao canto da boca ou não?
Antes de levantar as bandeiras de manifestação contra atentados à liberdade de imprensa perguntem-se se essa mesma imprensa tem tido a qualidade suficiente para ser qualificada como direito fundamental.

Obrigado pela oportunidade de dar a minha opinião

Tiago Pereira

Luís Novaes Tito disse...

Caro Tiago Pereira,

A imagem foi publicada em diversos jornais pelo Mundo fora. Se é de bom ou mau gosto, não era a matéria do Post. Se é verdade ou mentira, também não. Se interessa ou não interessa ao público, acredito que sim, senão não a publicavam, mas também pouco interessa para o caso, pois os cidadãos têm sempre forma de expressar o que lhes interessa, inclusive deixando de comprar os jornais.

Que as pessoas têm direito à defesa do seu bom-nome, é insofismável. Que existe a percepção que a comunicação social está a ser alvo de tentativa de controlo, também o é.

Finalmente, que considero que a matéria aqui chamada se refere a um erro político que aumentará a percepção anteriormente citada, não tenho qualquer dúvida.

Agradeço o seu comentário e as suas amáveis palavras em relação ao Blog. Só para ter tido este comentário já valeu fazer o Post.