terça-feira, 26 de abril de 2011

Mundo novo

Alentejo


No passado fim-de-semana calhou cair no meio de um happenig no Alentejo que reuniu meia centena de investigadores, cientistas e professores das mais diversas nacionalidades.

A ideia que ficaria a quem os visse entrar e sair da herdade onde se concentravam na quase fronteira, para as bandas de Ficalho, era a de que se tratava de uma comunidade de pé-descalços, meio-hippies, com filhos a tiracolo, lama nos jeans, uma espécie de retorno aos anos sessenta sem flores na cabeça e com telemóveis e máquinas digitais nessa altura inimagináveis. No entanto estava ali reunida uma imensidade de neurónios bem treinados e criadores de muita da ciência que se desenvolve no País de Gales, nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha, em Espanha, em França, no Vietname, na Rússia, na Alemanha, em Portugal, etc. e que se tornaram amigos em doutoramentos e centros de investigação de uma das principais Universidades de Gales.

Gente descomplexada, com costumes diferentes, omnívoros, vegetarianos, católicos, pagãos, muçulmanos, hindus, judeus, o que quer que fossem, tranquilos, bem-dispostos, acampados, alojados, cheios de tecnologia, a jogar ao disco, a tomar banho na barragem, a beber copos e a comer (muito). Vietnamitas que trabalham em Londres, Ingleses que trabalham na Índia, Franceses que trabalham nos Estados Unidos, Portugueses que trabalham em Gales, Russos que trabalham na Holanda e por aí fora, sem estarem à rasca, satisfeitos com a vida e prontos para ainda fazerem, nesta semana que começa, uma descida da costa alentejana à procura de ondas para surfar.

Gente dos vinte e tal, trintas, sem peneiras das habilitações literárias e dos conhecimentos que possuem, habituados à normalidade de serem tratados pelo primeiro nome e não pelo título académico.

Dei por mim no meio desse happening onde passei o Sábado de Aleluia a pensar que ainda temos muito para andar. Muita cabeça para reformular e muito chorinho português, deste Portugal dos pequenitos, por reformatar à imagem de um Mundo onde não cabe o faducho barato, nem os pobrezinhos, coitadinhos e todos os outros inhos e inhosinhos deolindos-parvos, ou dos outros, de que falava o poeta ou de que insistem em falar os pupilos do espectro de Santa Comba.
LNT
[0.139/2011]

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom que é sentir que hà quem pense como nos ... Se hà algo que me afronta desde sempre é os titulos de "Doutores" que se cultiva tâo bem no pais onde nasci mas onde pouco vivi. Gosto de pessoas descomplexadas que dispensam etiquetas. Sâo para mim as mais inteligentes porque compreenderam o essencial da Vida !