quarta-feira, 25 de março de 2009

Botão Barbearia[0.247/2009]
A saga da camisinhaPreservativo

Continua a saga do preservativo e eu continuo na minha. Se os Católicos estão pouco preocupados com o que diz o Rabino ou qualquer outro líder religioso, porque é que os não católicos se importam tanto com a coerência do Papa?

Porque será que os não católicos exigem tanto a “modernização” da Igreja Católica Apostólica Romana? Não conseguem entender que uma Religião não é uma seita, nem um grupo político ou social? Não saberão que a Teologia, a Fé, os Dogmas, a Doutrina, o Catecismo e por aí fora são coisas de quem crê?

Não se trata, João, de não se poder discutir o que quer que seja, porque é da liberdade que tudo se discuta, mas os dogmas, como a infalibilidade do Papa, não são para ser racionais, sabe-se. Aceita-se que se discuta a religião, mas é pouco aceitável que se apregoe que ela deva ser incoerente. É só lembrar que a monogamia e a concepção são base do comportamento sexual aceite, e mais, a indissolução do matrimónio, a castidade, etc., para perceber que nesse conceito não cabe o preservativo.

Só é católico quem quer. Isto é a vantagem dos estados laicos.
LNT
Rastos:
USB Link
-> Água Lisa João Tunes

7 comentários:

Anónimo disse...

Deste um tiro na água, caro Luis. Eu chamei a atenção para a contradição entre a reclamada exclusividade dos assuntos infra-religiosos e o recurso da Santa Fé à ONU para protestar contra a alegada perseguição de que é vítima nas sociedades laicas. Textualmente, perguntei "Como entender então este recurso à Comissão de Direitos Humanos da ONU? Aquela casa é sede de povos reunidos, onde a religião não pode separar, ou neo-tribunal de Santo Ofício?". Este é que era o porta-aviões. Vamos lá a afinar essa pontaria, meu caro amigo.

Abraço.
João Tunes

Luís Novaes Tito disse...

Eu li, João, e como sabes essa matéria é de comum acordo.

Mas o que quis comentar foi o teu link a esta humilde Barbearia que está contido na frase "É uma questão da tribo, não metam a colher, grita-se então." (o grita-se então é que tem o link)

Cá para mim foi um tiro no submarino que me pareceu ter o periscópio à tona da água, isso sim, ainda para mais com as cargas de fundo deixadas pelo JPT na cx de comentários do Post 240/2009.

Anónimo disse...

Entendido, Luis. Agora bombardeias com torpedos emprestados de uma base naval no Índico... Mas nessas bandas, eu vou mais pelo Gungunhana, esse sim, foi um gajo catita.

Depois, sem pressa, explicas-me devagar ao ritmo da minha manivela de entendimento que a Igreja quando faz campanha contra a despenalização da IVG (como a violentíssima campanha que está a ter lugar em Espanha) ela só se dirige a senhoritas católicas (quando bastava uma recomedação interna para elas não ligarem à lei e, por orientação papal, não abortarem).

Abraço.
João Tunes

Anónimo disse...

LNT desculpe-me, é no seu blog, mas há coisas - quando mesmo graves - que não deixo passar, mesmo que no escondido de uma caixa de comentários. Indirecta picardia, um quase-nada, no índico "o Gungunhana é um tipo catita" não eu, coisa de somenos não fosse o locutor. Eu, jpt, não sou um gajo catita, tenho uma tramada de memória, não me esqueço do que é realmente grave: nao me esqueço que por causa do que escrevi no meu blog me foi posto em causa o direito à palavra pública, me foi posta em causa - por quem não me conhece - a competência profissional e, pior do que tudo, me foi posto em causa o direito a exercer a minha profissão, o meu direito ao trabalho.

Em cinco anos já tive muitas polémicas, já li muita porcaria, já tive más atitudes e vi muitas do mesmo. Mas entre bloguistas, nunca vi nada tão abjecto, tão vil, como o que João Tunes fez - ainda para mais um bloguista que construía então, e presumo que assim continue, a sua blogoimagem como velho democrata, anti-totalitarismos, sempre pronto à palavra correcta. MAs pronto para por em causa a vida pessoal e profissional daqueles com os quais não concorda (ainda para mais, fosse pelo fosse, mas apenas por uma pirraça egocêntrica). A esse pide infecto disse-lhe há cinco anos, quando me veio por email tentar amenizar em regime hipócrita, o que lhe continuo a dizer: nem piadinhas, nem indirectas, sobre mim silêncio é o que lhe exijo. Míserável, moralmente miserável.

Desculpe LNT toda a deselegância aqui, mas este não é o registo dos arrufos de volta e meia. Esse homem é inadmissível. E, pelos vistos, continua atrevido.

Luís Novaes Tito disse...

Como poderão imaginar não me vou meter nesta contenda, que desconhecia.

Deixo todo o espaço ao JPT e ao João Tunes, porque são pessoas que estimo nesta coisa electrónica, para que possam fazer o que quiserem das caixas de comentários deste Blog, caso julguem isto ser terra de ninguém.

Um abraço

Anónimo disse...

LNT aqui é um local aberto ao público, e aprazível. mas não o acho terra de ninguém - daí o duplo pedido de desculpas que coloquei acima por arrastar para aqui algo que sendo desagradável lhe é completamente alheio.
cumprimentos

Helena Araújo disse...

Optei por fazer um post em resposta.
Aqui:
http://conversa2.blogspot.com/2009/03/coisas-de-quem-cre.html