quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Botão Barbearia[0.365/2007]
And now, the end is near

Tratado de LisboaPraticamente a queimar os últimos cartuchos a Presidência Portuguesa da União Europeia vai promover hoje a assinatura, no Mosteiro dos Jerónimos, do tratado reformador – o Tratado de Lisboa.

Depois da assinatura que, pelo que se sabe, contará com um atraso do Primeiro Britânico, o Tratado terá de ser ratificado por todos os países da União.

Inicia-se agora a batalha dos pró e contra referendo, refrega em que este barbeiro estará em sossego por, como já explicou vezes sem conta, não lhe parecer necessário, nem sequer útil, chamar o povo a referendar uma matéria que os parlamentos nacionais têm suficiente representação para decidir.

Pouco mais fica por fazer nesta 3ª presidência portuguesa que se revelou, uma vez mais, de um dinamismo de registo e que merece o aplauso pela demonstração das capacidades que Portugal tem na realização de eventos internacionais. Fosse assim em todo o resto.

Na distante Eslovénia já se fazem os preparativos para assumir a próxima presidência da UE, a partir do dia 1 de Janeiro de 2008.
LNT
Rastos:
USB Link-> Tratado de Lisboa(PT);
-> Tratado de Lisboa (Documento);
-> Presidência Eslovénia da UE2008.

4 comentários:

António de Almeida disse...

-Referendar o tratado, até poderia significar o cumprimento de pelo menos uma promessa eleitoral de José Sócrates. Para construir uma UE longe dos cidadãos, e tudo decidir em directório político, Lisboa foi um erro como local de assinatura do tratado, a Sicília teria sido uma escolha mais acertada. Não os considero porreiros, pá!

maria inês disse...

venho repassar a CAMPANHA, SOU SEU FÃ!!!

´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

já ganhaste a tua, agora vou
ver se ganho a Minha Também. Passa para os teus AMIGOS,
e ganha mais Estrelinhas também.

beijos, mandaram-me distribuir estrelas.


Um BOM NATAL cheio de embrulhos de alegria, celebrado em paz e harmonia ...!

maloud disse...

A promessa eleitoral de José Sócrates não se referia ao Tratado, mas à Constituição. E se esse tivesse sido o seu único argumento eleitoral, referendar a Constituição, não teria o meu voto. Sou visceralmente contra todos os referendos. Aqui ou na Venezuela.

João Fialho disse...

Também concordo que a Presidência Portuguesa da UE correu. Portugal demonstrou mais uma vez boa capacidade de organização deste tipo de eventos.

Para esse êxito, muito contribuiu o facto de se ter conseguido um consenso, em condições algo difíceis à partida, como o necessário para o Tratado de Lisboa. Estão de parabéns todos os que contribuiram para esse objectivo.

Quanto à ratificação deste Tratado, tenho dúvidas sobre qual a melhor forma de o fazer em Portugal. Mas não creio que a fórmula a utilizar na "aprovação do Tratado" seja uma questão de discussão prioritária.

Nesta difícil fase que atravessamos, há sem dúvida assuntos mais urgentes para resolvermos. É tempo de pensarmos em ultrapassar este pessimismo que teima em reinar e repensar de uma vez por todas que país queremos.