quinta-feira, 7 de julho de 2011

Um murro no estômago

Apanhar papeisNem pensem que me vou meter com esta gente. Eles têm as suas metodologias, implementam-nas e monitorizam os resultados com ferramentas que não conheço, nem quero conhecer porque já me basta o que basta.

Sei que estas coisas podem ser divulgadas como se tudo não passasse de conversa de café em que, por palpite, se atiram umas atoardas. Sei que foi isso mesmo que quiseram fazer passar na comunicação social. Fazer-nos acreditar que há aí um grupo de gente que manda palpites e que esses palpites são só, como é costume em Portugal, umas bujardas cimentadas na maldade invejosa.

Não explicam as metodologias nem referem as métricas usadas. Fazem crer que tudo isto é só conversa, mas não é.

Sobre o papel que o espaço Euro deve desempenhar como auditado e dos instrumentos implementados para verificar a qualidade das auditorias que a ele, ou a algum dos seus membros, são feitas para que possa ser apresentado o contraditório, nada. O velho continente quer viver o capitalismo e os capitalistas, para que ele viva, usam os mecanismos que aconselham os seus associados.

O Governo Passos Coelho/Paulo Portas queixa-se de ter levado um murro no estômago. Espera-se que não tenha o estômago fraco porque, quando defendeu os tais "mercados", devia ter tratado de fortalecer os músculos que lhe protegem as entranhas.

Estavam mesmo a pedi-las e escusam de mentir porque a transparência e a verdade que prometeram aos portugueses não se compagina com declarações ( (...)que a agência norte-americana "não terá tido em devida conta" o consenso político entre os três partidos (PS, PSD e CDS) que se comprometeram com (...)) e com a verdade evidenciada (Moody's acknowledges that its earlier concerns about political uncertainty within Portugal itself have been largely resolved...).

PS. Quanto a coerência ficam dois ditos de quem tem fama de nunca ter dúvidas nem nunca se enganar. Façam os vossos juízos.
"A retórica de ataque aos mercados internacionais não cria um único emprego, nós devemos fazer o trabalho que nos compete por forma a reduzir a nossa dependência do financiamento externo sempre com uma grande preocupação de distribuir com justiça os sacrifícios que são pedidos aos portugueses"
Aníbal Cavaco Silva
Novembro de 2010


(Cavaco Silva) "
congratula-se com a condenação da atitude da agência de notação financeira Moody's por parte da União Europeia, de instituições europeias e internacionais e de vários governos europeus"
Aníbal Cavaco Silva
Julho de 2011

LNT
[0.255/2011]

Sem comentários: