quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Botão Barbearia[0.218/2007]
Pão por Deus

Cozido à portuguesaHoje, dia de Todos-os-Santos, que as americanices da moda fazem pintar como o Halloween (embora conste que a tradição seja irlandesa) é o tradicional dia do Pão-por-Deus (com raízes açorianas).

Trata-se de uma tradição católica em que os miúdos saem à rua para pedir comida, especialmente doces, frutos secos e castanhas, que lhes são oferecidos em sinal de solidariedade e fraternidade e em nome dos mortos evocados no dia seguinte como Fiéis-defuntos.

É tradição do 1º de Novembro o almoço de cozido, os figos secos, as nozes, as amêndoas, os pinhões e as castanhas cozidas com erva-doce acompanhadas de jeropiga.

As tradições andam amaldiçoadas pela bruxaria. Urge globalizá-las e disfarçá-las de abóboras luminosas e tricks and treats, não vá o diabo tecê-las e um destes dias em Dia-de-Todos-os-Santos termos os miúdos dos 2.000.000 de pobres portugueses a pedinchar qualquer coisa que lhes mate a fome.
LNT
Rastos:
Link - Espumadamente

9 comentários:

Anónimo disse...

Também embirro com essas coisas importadas dos HALLOWEEN. É uma «moda» que detesto de recusar, esquecer e recalcar as nossas tradições para admitir as dos outros ou renomear as nossas.
É também por isso que acho que Portugal já existia antes de Jesus de Nazaré andar a subverter a sociedade na Palestina e de, depois de criada a Igreja de Cristo, após uma cisão se ter criado uma Igreja que se dá a conhecer como Católica e se sedia em Roma (Vaticano).
As tradições lusas, nomeadamente o 1º de Novembro é bem mais antigo que a fundação da Igreja Católica.
Dixit

Luís Novaes Tito disse...

Essa de Portugal já existir antes de Jesus Cristo parece-me um pouco forçado mas, sabe-se lá se por aqui já andava algum português nessa altura.

Os portugueses são imprevisíveis, não é verdade?

maloud disse...

E porque não o cozido de grão {o Tarro da defunta Castanha, que o outro, a Bolota, nunca me convenceu}? Leva abóbora e tudo.

AC disse...

Aqui pelas minhas bandas, a coisa já avançou. Metade da aldeia, pede à outra.
Cpts

João Fialho disse...

A tradição já não é o que era.

Carminda Pinho disse...

Embora a tradição já não seja o que
era...é nosso dever fazer com que não morra completamente.
Quanto ao seu último parágrafo Luis, fico a cismar e...tenho medo, muito medo...
Um Abraço

Luís Novaes Tito disse...

Essa do cozido de grão não conheço, Maloud. Mas deve ser uma experiência interessante a desenvolver. Aceitam-se receitas com direito a publicação.

Noticias d'Aldeia, Alentejo e Carminda,
É realmente preocupante e começa a ser tempo de se olhar com olhos de ver para os tais pobres. Se assim não se fizer, para além da vergonha que é viver num País com estes números, ainda vai chegar o dia em que eles nos irão obrigar a olhar.

António de Almeida disse...

-O Halloween é levado para os EUA pela comunidade Irlandesa, como se sabe históricamente importante. A origem nada tem que ver com bruxas, mas uma tradição gaélica de comunicação com o além, o encontro espiritual dos membros duma mesma comunidade através dos tempos. Tal como o Halloween, também o dia de finados encontra por aí a sua origem.

Dogofilo disse...

Quando eu era pequeno a tradição chamava-se "ir ao bolinho" e para mim representa algumas recordações únicas de poder sair de debaixo da asa protectora dos meus pais e ir com os amigos, por caminhos só então trilhados, bater às portas das casas no campo e dizer com um sorriso de antecipação "Oh Tia, dá bolinho?". E as mais das vezes lá vinha uma broinha doce a que muitos juntavam uma moedita de 20 centavos , novinha, a brilhar. É uma das melhores recordações que tenho da infância.