quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Botão Barbearia[0.266/2007]
A próstata da deputação

EstetoscópioA Assembleia da República está a ser alvo de uma acção de sensibilização para o rastreio do cancro da próstata. É uma acção inteligente de alerta da população para o diagnóstico que todos os portugueses masculinos, a partir de determinada idade, deverão fazer.

A Assembleia da República respondeu com a adesão de muitos funcionários e, pasme-se, com a abstenção da grande maioria dos deputados. Fala-se de que este acto, sendo do foro privado, poderá ter inibido os parlamentares, como se os resultados obtidos não tivessem subjacente a confidencialidade.

Perde-se o impacto de promoção do diagnóstico que poderia contribuir para o alerta de um acto importante de saúde pública, uma vez que a detecção precoce deste tipo de cancro é fundamental para evitar males maiores.

Teria sido um valor acrescido que os representantes do povo deixaram escapar por nunca lhes chegar o entendimento de que o seu exemplo, como figuras públicas e aproveitando a presença da comunicação social, vale mais do que muitas e muitas horas de prelecções proferidas da tribuna.
LNT

4 comentários:

maloud disse...

Os exames eram feitos por uma ou um urologista? Lembra-se do número do Luís Filipe Pereira que fez a Manuela F.Leite soltar o grito "mulheres ao fogão..."?

Anónimo disse...

Não posso deixar de comentar o facto de não concordar com o ultimo parágrafo.Se não houve participação dos nossos representantes do povo foi porque ela não foi remunerada! Remunerem estas atitudes e vão ver a aderencia! Estamos ou não numa economia de mercado? Então qual é a dúvida?

Cristina disse...

com outro instrumento, Luis :))

Luís Novaes Tito disse...

Bem, Cristina
Falando a verdade aquele dedinho espetado do urologista publicado no Contra Capa causa-me alguns arrepios.

arrrg.! Mas aos deputados não deveria assustar. Alguma vez lhes calharia. :)

Maloud
Tenho sempre dificuldade em lembrar-me das coisas que Luis Filipe Perira dizia. Esse tipo de gente cria em mim uma tendência natural para o esquecimento.