terça-feira, 4 de setembro de 2007

 [0.021/2007]
Os livros que não li

Portugal - Miguel TorgaDiz-se que um burro carregado de livros é um doutor e talvez por isso mergulhei neste Verão com a mala cheia.

Na preguiça preguiçosa demorei três semanas para não ler qualquer um.
Não contente com a proeza ainda aproveitei para satisfazer o vício e comprar um que me falhou sempre, aproveitando a edição que a Dom Quixote fez na comemoração dos 100 anos de Torga, e li-o, todo, todinho, de ponta a ponta das 99 páginas que contém.
Um capítulo por dia, que gosto de vagar e de mastigar os vocábulos da erudição.
Tirando o tempo que passou e o desarranjo que a ânsia de lucros fez, ainda me consigo rever no sentimento:

O Algarve, para mim, é sempre um dia de férias na pátria.
Dentro dele nunca me considero obrigado a nenhum civismo, a nenhuma congeminação telúrica nem humana. Debruço-me a uma varanda de Alportel e apetece-me tudo menos ser responsável e ético. As coisas em Trás-os-Montes tocam-me muito no cerne para poder esquecer a solidariedade que devo a quem sofre e a quem sua. E isto repete-se com maior ou menor força no resto de Portugal. Mas, passado o Caldeirão, é como se me tirassem uma carga dos ombros. Sinto-me livre, aliviado e contente, eu que sou tristeza em pessoa! A brancura dos corpos e das almas, a limpeza das casas e das ruas, e a harmonia dos seres e da paisagem lavam-me da fuligem que se me agarrou aos ossos e clarificam as courelas encardidas que trago no coração. No fundo e à semelhança dos nossos reis, que se intitulavam senhores de Portugal e dos Algarves, separando sabiamente nos seus títulos o que era centrípeto do que era centrífugo no todo da Nação, não me vejo verdadeiramente dentro da pátria. Também não me vejo fora dela. Julgo-me numa espécie de limbo da imaginação, onde tudo é fácil, belo e primaveril.
Miguel Torga - Portugal

LNT

1 comentário:

Helder Robalo disse...

Muito sábio esse Torga!