sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Botão Barbearia
[0.031/2007]
Na cadeira com afecto [ III ]
e com Jerónimo de Sousa

Bons olhos o vejam, camarada Jerónimo.
Então o meu caro veio até aqui para fazer uma rastas para a Festa as quais a porão em conformidade com os pavilhões que vai ter na área internacional.
Aquilo que esses fascistas dos Blogs têm dito sobre a rapaziada das FARC é tudo uma maldade que começou com uma declaração do seu camarada Nobel com a qual o senhor certamente não concordará, não é assim?


JS: Não costumo comentar afirmações de camaradas meus. Para o bem e para o mal. Mas considero que é importante esclarecer que o PCP pauta as suas relações internacionais com uma grande solidariedade para com aqueles que lutam contra a tentativa de imposição do imperialismo e pela defesa de soberania de regimes fascistas e reaccionários. E quando convidamos o PC da Colômbia, que é um partido constitucional, com eleitos no Parlamento e no Senado, nós reconhecemos que esse partido, legítimo e legitimado pelo povo, está a travar uma luta tremenda.

Isso é um bom princípio, caro Secretário-Geral, até mesmo se aplicado em países onde camaradas do PC local são eleitos para os Parlamentos, como acabou de dizer. O que estranho é que em Cuba, por exemplo, não existam não-comunistas no seu Parlamento mas isso deve-se certamente ao facto de as forças reacionárias não quererem concorrer.
Adelante!
As FARC, que têm uma relação muito especial com o PC da Colômbia, têm morto e raptado inúmeros cidadãos que nada têm a ver com Uribe, incluindo Ingrid Betancourt que foi sua oponente em eleições presidenciais e que, segundo consta, até era apoiada por um partido irmão dos Verdes com que o PC português está coligado.


JS: Quanto às FARC, não me choca que as pessoas em relação aos reféns das FARC tenham uma posição solidária, o que é profundamente estranho é este silêncio de chumbo em relação a este dado objectivo:
90 por cento dos sindicalistas assassinados em todo o mundo são colombianos. Ainda quanto aos reféns, nós fazemos uma proposta: que haja uma solução política, que se libertem todos. Agora, não se veja as coisas só com um olho.

Tem razão camarada. Há alguns que vêm só com um olho. Esses vesgos, queira desculpar a linguagem, que nunca falam dos sindicalistas colombianos quando falam das FARC, se calhar não o fazem porque não é esse o assunto que está em questão quando abordam a presença de um grupo terrorista em território nacional. Mas será que o PCP entende que há terroristas bons e terroristas maus?

JS: Independentemente do questionamento e da não subscrição deste ou daquele método, o PCP considera que o povo colombiano, na sua expressão das FARC, com essa separação em relação a métodos, tem todo o direito a responder a uma violência fascista, terrorista, que não limpa a imagem do Governo Uribe. Há um processo de intenção de classificar de terrorismo uma parte que luta pela defesa da soberania e de procura da melhoria das condições do seu povo. Para não ser deturpado nas palavras, o PCP tem como princípio geral a solidariedade para com todos os povos, movimentos e organizações que lutam pela sua independência, por uma vida melhor para os seus povos, incluindo a luta armada.

Deus (ou o Diabo) queira que o Camarada nunca entenda que este estabelecimento é fascista senão lá vem cocktail molotov pela montra. O tráfico de droga que está associado a esta associação/organização com quem o PCP é solidário também está incluído nos meios de luta?

JS: O PCP é contra qualquer acto terrorista que ignore essa luta de resistência e essa luta de emancipação.

Muito bem, muito bem. E que bem lhe fica essa rasta, caro camarada.
Volte sempre e, se poder, não nos recomende aos seus amigos, que isto aqui é loja democrática e pacífica.


(diálogo ficcionado a partir de uma entrevista de São José Almeida e Leonete Botelho publicada no o Público – 7 de Setembro de 2007 – pág. 6))
LNT

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela Barberaria do Sr. Luis e bastante satisfeito de o ver de volta à Blogosfera.

Quanto ao post e à questão do debate "FARC e Festa do Avante" e ao argumento de não se falar das malfeitorias do regime do Sr. Uribe porque se estava era a falar das "FARC e Festa do Avante", quero referir que este debate poderia seria muito mais frutuoso se do lado dos "vesgos", como o LNT os denominou, ao menos noutras alturas, uma vez que fosse, se tivessem referido aos 90% de sindicalistas mortos. Assim, poderá parecer que estão objectivamente a fazer o frete ao Sr. Uribe & Cia - o que eu, pelo menos no seu caso que bem estimo, sei que não é em absoluto o caso.

De todas as maneiras, muitos e satisfeitos anos de vida para este blog.