domingo, 21 de outubro de 2007

Botão Barbearia[0.177/2007]
Éticas

Jornal ÓculosMaloud levanta, num comentário, uma questão que já tinha sido equacionada nesta barbearia.

Prende-se com a actividade da jornalista Judite de Sousa como entrevistadora política da RTP1 e a sua condição de mulher de um dos dirigentes de topo do PPD/PSD.

Mesmo acreditando que a jornalista consiga abstrair-se do facto de ser parte interessada quando entrevista alguém do PPD/PSD, principalmente se for afecto à nova direcção, mesmo acreditando que essa condição não a influencia quando entrevista alguém da oposição, interna ou externa, não seria moral e eticamente correcto que se abstivesse de conduzir tais entrevistas enquanto durar o mandato de Fernando Seara?

Maloud diz:
Em França nas últimas eleições pelo menos duas jornalistas, mulheres do Strauss-Khan e do Kouchener, suspenderam a actividade.

Em Portugal a ética deixou de fazer parte do jornalismo?
Seria interessante saber o que o Sindicato dos Jornalistas tem a dizer sobre o assunto.
LNT

Rastos:
Link - Sindicato dos Jornalistas
Link - Comentário da Maloud

6 comentários:

António de Almeida disse...

-A sra Judite de Sousa tem um passado, uma carreira, que a colocam ao abrigo de suspeitas mesquinhas, entrevistar o dr. Fernando Seara não me pareceria correcto, de resto, enquanto mantiver o profissionalismo até agora demonstrado, e se sentir em condições, para quê renunciar? Nenhum lider político até agora a contestou.

Cristina disse...

como espectadora, penso que não enquanto sentir que faz um trabalho isento.
para mim, nessa simples(?) condição, é só disso que se trata.

:)

contradicoes disse...

Não concordo com os dois anteriores comentários, pela simples razão de que o actual líder do PSD explicou-se como muito bem entendeu e não teve réplica da parte da entrevistadora. Só não viu quem não quis. De resto basta comparar outras intervenções onde por exemplo do lado do entrevistado esteve alguém ligado ao PS para se notar a diferença. Enfim conceitos de isenção jornalística por conveniência.

Anónimo disse...

E o Ricardo Costa pode ser director de informação da SIC ao mesmo tempo que é irmão de António Costa? E a Fernanda Câncio pode ser jornalsta no Diário de Notícias?

Ou isso só se aplica a quem não é do PS?

Luís Novaes Tito disse...

Penso que isto talvez se devesse aplicar "só" a quem faz entrevistas políticas.

Aí o jornalista confronta-se directamente com o entrevistado e por isso mesmo ponho a questão.

Pedro Sá disse...

É exagero. Até porque ética cada um tem a sua.